Motores aplicados em sistemas de transferência de água são aliados no combate a incêndios

Com a seca histórica e o aumento das queimadas, soluções tecnológicas tornam-se essenciais para enfrentar os desafios ambientais


A combinação de uma seca histórica com o aumento das queimadas tem colocado o Brasil em uma situação ambiental crítica. Estados como São Paulo, Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Amazonas enfrentam a escassez de chuvas, o que, junto ao calor intenso, tem criado um cenário propício para a proliferação de incêndios florestais. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), os focos de incêndio em agosto de 2024 já ultrapassam as médias registradas no mesmo período em 2010, resultando em uma densa camada de fumaça que cobre diversas regiões do país?.

Diante desse cenário alarmante, a necessidade de tecnologias avançadas e eficientes para o combate ao fogo se torna ainda mais necessária. “Entre as soluções desenvolvidas para enfrentar esse desafio, destaca-se o novo motor elétrico trifásico de indução com rendimento IR3 (Premium), lançado recentemente pela Hercules Motores Elétricos. Esse motor foi especificamente projetado para aplicações em motobombas de combate a incêndios, assegurando que os equipamentos possam operar de maneira contínua e eficiente, mesmo sob as condições mais adversas”, salienta Drauzio Menezes, diretor da Hercules Motores Elétricos.

“Desenvolvido com foco em alta eficiência energética e durabilidade, o nosso motor é equipado com características que permitem um desempenho superior em situações críticas, como as enfrentadas em incêndios florestais e urbanos. Por exemplo, a carcaça de alumínio não apenas evita a oxidação, mas também reduz o peso do motor, facilitando seu manuseio. Além disso, o motor acoplado a um sistema de incêndio (motobomba) é otimizado para fornecer uma pressão constante e um fluxo de água adequado, fundamentais para a contenção rápida e eficaz das chamas”, explica Menezes ?.

Segundo ele o motor possui um design pensado para maximizar a eficiência térmica, essencial para evitar sobreaquecimento durante operações prolongadas, algo comum em combates a incêndios florestais, onde a motobomba precisa funcionar por longos períodos sem interrupção. “A eficiência térmica é garantida pelo sistema de ventilação aprimorado, que mantém a temperatura do motor dentro dos parâmetros ideais de operação, mesmo em condições ambientais severas”, conclui o diretor?.

Com a intensificação dos incêndios devido à seca prolongada, a implementação de tecnologias como essa se torna vital não apenas para o controle imediato das chamas, mas também para a prevenção de desastres de maiores proporções.

Vitória Ribeiro (pautas@estilopress.com.br)    

Publicidade