Aesbe realiza mais uma reunião da Câmara Técnica de Ouvidoria

O encontro ocorreu de forma presencial e híbrida, com mais de 20 participantes, e foi realizado na sede da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece)


A Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) realizou, nesta quarta-feira (11), mais uma reunião da Câmara Técnica de Ouvidoria (CTO), reunindo representantes de diversas companhias de saneamento associadas à Aesbe. O encontro ocorreu de forma presencial e híbrida, com mais de 20 participantes, e foi realizado na sede da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), localizada em Fortaleza (CE).

A abertura do evento foi conduzida por Liana Mendes, ouvidora da Cagece, que representou o presidente da companhia, Neuri Freitas. Liana destacou a importância das ouvidorias no papel de melhoria contínua das companhias e reforçou a necessidade de transformar as demandas e reclamações dos consumidores em oportunidades de aperfeiçoamento dos serviços prestados. A reunião também contou com a presença de Antonio Júnior, assessor jurídico da Aesbe, que reforçou o compromisso da associação com a busca pela excelência no atendimento ao consumidor nas empresas associadas.

O coordenador da CTO, Eduardo Soares, foi responsável por conduzir a apresentação do Case Caesb: Conselho de Consumidores e as Ouvidorias de Saneamento, abordando como a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) tem promovido uma relação mais próxima entre a ouvidoria e os consumidores por meio de conselhos e estruturas específicas de diálogo. A apresentação gerou discussões entre os participantes referente como o modelo pode ser implementado nas demais companhias.

Em seguida, a ouvidora da Empresa de Saneamento do Mato Grosso do Sul (Sanesul), Jaqueline Matto, liderou a Roda de Conversa: A evolução da Ouvidoria da Sanesul, desafios e conquistas, compartilhando as experiências e desafios enfrentados pela ouvidoria da Sanesul, empresa de saneamento de Mato Grosso do Sul, e destacando as estratégias adotadas para melhorar o atendimento e resolver questões internas. Durante sua fala, Jaqueline enfatizou a importância de ouvir o consumidor e transformar as reclamações em melhorias efetivas, buscando mecanismos que mitiguem as dificuldades encontradas pelos consumidores e pelos colaboradores da companhia.

Outro ponto abordado na reunião foi a definição da programação da CTO para o quarto trimestre de 2024 e o planejamento de ações para 2025. Além disso, foram realizados os ajustes finais para o 2º Encontro Nacional dos Ouvidores de Saneamento, previsto para acontecer no último trimestre de 2024, evento que promete ser uma importante plataforma de troca de experiências entre os profissionais da área de ouvidoria do setor de saneamento.

Finalizando o evento, o encontro também proporcionou aos participantes uma visita técnica à Ouvidoria da Cagece, permitindo uma imersão no funcionamento da área responsável pelo atendimento aos usuários dos serviços da companhia cearense.

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