AESabesp realiza alinhamento com expositores e reforça práticas ESG

Reunião online contou com palestra de André Winter, sócio-diretor da KPMG Brasil para serviços de ESG, e destacou a importância de iniciativas sustentáveis


No dia 2 de setembro, a Associação dos Engenheiros da Sabesp (AESabesp) realizou uma reunião online com expositores da Fenasan 2024 – Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente para apresentar o regulamento do Prêmio AESabesp para Expositores deste ano e discutir a adesão às práticas ESG (Ambiental, Social e Governança). O encontro contou com a participação de André Winter, sócio-diretor da KPMG Brasil para serviços de ESG, e destacou a importância de iniciativas sustentáveis para o setor.

A abertura da reunião foi conduzida pelo presidente da AESabesp, Luciomar Werneck, que agradeceu a presença dos expositores e relembrou o histórico da Fenasan e do Encontro Técnico, ressaltando a relevância desses eventos para o setor de saneamento. Olavo Sachs, presidente da Comissão Organizadora do 35º Encontro Técnico/Fenasan 2024, também discursou, enfatizando como as empresas podem aderir às práticas ESG e destacando números significativos da edição, como a inscrição de mais de 300 trabalhos técnicos para a edição deste ano.

Desafios para aderência às práticas ESG

Em seguida, André Winter apresentou uma palestra na qual abordou os desafios que as empresas enfrentam para implementar práticas ESG, enfatizando que a adoção dessas práticas exige investimentos consideráveis. “Não é uma prática barata, mas os resultados positivos são percebidos ao longo do tempo. Winter reforçou, por exemplo, que os empresários já estão notando os benefícios de se comprometer com critérios ambientais, sociais e de governança”, comenta Maria Aparecida Silva de Paula, diretora Social da AESabesp e coordenadora do Prêmio AESabesp para Expositores.

Durante o evento, Maria Aparecida apresentou o regulamento do prêmio, explicando que cada empresa poderá concorrer em diferentes categorias, respondendo a questionários específicos para cada uma delas. As categorias de premiação incluem ESG (Ambiental, Social e Governança), Melhor Estande, Inovação Tecnológica e Atendimento ao Cliente. “Este ano, estamos mudando a forma de reconhecimento das empresas. Em vez de classificar por porte, como usávamos o critério do IBGE (pequena, média e grande empresa), agora adotaremos uma graduação de aderência às práticas ESG, variando de Bronze, Prata, Ouro e Diamante”, detalha a coordenadora.

O troféu Diamante será concedido apenas à empresa que atingir a maior pontuação em todas as seis categorias, exigindo uma participação completa em todas elas.

Inovação na mentoria para Jovens Profissionais do saneamento

Outro destaque da reunião foi  o programa mentoria dentro do projeto Ecoeventos®, voltado para três eixos: social, governança e ambiental. “O prêmio para os expositores será nos eixos de governança e ambiental. No eixo social, temos o Prêmio Jovens Profissionais, que oferece bolsas para estudantes atuarem no mercado”, explica Maria Aparecida. Contudo, a diretora ressalta que a iniciativa vai além de apenas oferecer bolsas. “Estamos trazendo esses jovens para um programa de mentoria, no qual eles podem escolher cursos e contar com o acompanhamento de um mentor durante um ano, visando tanto o desenvolvimento profissional quanto pessoal”, salienta a diretora, que é também idealizadora do Ecoeventos®.

A mentoria envolve várias atividades, incluindo um convite para que os expositores apadrinhem 16 jovens — oito de cada edição de 2022 e 2023 — proporcionando a eles uma experiência única na Fenasan, onde terão a oportunidade de aprender como se apresentar em uma feira e promover produtos. “É um aprendizado valioso para esses jovens profissionais”, afirma Maria Aparecida, enfatizando a importância dessa experiência para a formação e definição da carreira desses estudantes.

A reunião foi também uma oportunidade para ampliar as parcerias e atrair mais empresas interessadas em adotar esses jovens profissionais. “Esperamos que 16 empresas adotem esses jovens profissionais no próximo ano”, comenta Maria Aparecida. A resposta dos expositores foi positiva, com cerca de 30 empresas participando do evento online e demonstrando interesse em aderir ao programa, segundo ela.

O alinhamento com os expositores da Fenasan reforça o compromisso da AESabesp em promover práticas sustentáveis e de governança, além de incentivar o desenvolvimento de jovens profissionais no setor de saneamento. Com a expectativa de aumentar o engajamento e a participação no Prêmio AESabesp para Expositores, a Associação busca, cada vez mais, reconhecer e incentivar a excelência e a inovação dentro do setor.

Publicidade