IPEG anuncia uma série de mudanças organizacionais para a reestruturação e reposicionamento no setor de gestão de qualidade

ESG, tecnologia e inovação são incorporados aos serviços do instituto


O Instituto Paulista de Excelência da Gestão (IPEG) anunciou neste segundo semestre de 2024 uma série de mudanças organizacionais para a reestruturação interna e reposicionamento no setor de gestão de qualidade. Entre as novidades está a nova diretoria, modernização do instituto e marca e atualizações nos eventos promovidos pela organização, nas duas modalidades do Prêmio Paulista de Qualidade da Gestão (PPQG).

A presidência do IPEG agora está sob a liderança de Débora Pierini Longo, que atua como executiva de negócios na Sabesp. A diretoria também conta com Carlos Shauff, da Compumax Informática Ltda, como vice-presidente, e Emerson Ricardo Furlaneto, da ER Furlaneto Consultoria, como diretor técnico. Além deles, Rogério Parente, da Pdois Consultoria em Gestão Empresarial, assume a função de Diretor de Marketing e Comunicação.

Além disso, buscando modernizar e atualizar os critérios de premiação, a IPEG introduz à edição 2024 do Prêmio Paulista de Qualidade da Gestão, os requisitos da inteligência artificial aplicada à gestão. “Estar à frente no tempo é um fator essencial da excelência em gestão. Por isso, estamos trabalhando para impulsionar a implementação da tecnologia e da transformação digital nas empresas públicas e privadas. Junto com as lideranças, queremos formar uma comunidade de excelência de gestão, com pessoas dos mais diferentes nichos e áreas de atuação”, explica a diretora presidente da organização.

Em 2022, o instituto já tinha incorporado ao prêmio os critérios ESG e agora avaliará os dois aspectos, levando em consideração tópicos como: pensamento sistemático, desenvolvimento sustentável, valorização do cliente, adaptabilidade e liderança transformadora nas empresas, entre outros pontos.

“Ao longo desses 24 anos construímos uma história sólida e hoje somos o único programa de qualidade e excelência em gestão certificado pelo estado. Com  a reestruturação, o IPEG dá um passo à frente, com o objetivo de atrair novos associados e inovar na prestação de serviços”, afirma Débora. Ela complementa que o instituto está passando por um processo de reinvenção como um todo, incluindo as áreas de treinamento, entrega de produtos e cursos.

Expansão do PPQG

Outro passo estratégico é a expansão da atuação e premiação para além do estado de São Paulo, ampliando o seu alcance para todo o país. “Apesar do PPQG ser nominalmente paulista, a premiação é aberta para organizações e fornecedores do Brasil inteiro. Queremos expandir e oferecer nossas soluções, além do PPQG, para mais empresas, independente da região”, resume a diretora.

Entre os benefícios da participação no PPQG, está a comprovação dos diferenciais competitivos e a elevação do valor da empresa, bem como geração de maior engajamento da equipe para um foco concreto, possibilidade de avaliação externa e oportunidade de melhorias. O Prêmio Paulista de Qualidade da Gestão (PPQG) é realizado em duas modalidades: As Melhores de Gestão em São Paulo - que reconhece a gestão global das organizações, e a Mérito de Inovação em Gestão (MIG) - que avalia cases específicos de inovação em gestão.

A apresentação dos cases de sucesso concorrentes na modalidade MIG aos juízes e ao público será realizada em outubro no Seminário de Benchmarking, no Círculo Militar.

Já a cerimônia de premiação do PPQG acontecerá em novembro, para o reconhecimento das organizações do estado de São Paulo, públicas e privadas, que se destacam pela excelência em seus sistemas de gestão. Durante a cerimônia, também serão homenageadas as finalistas e vencedoras da modalidade MIG. O local ainda será divulgado.

Maria Julia Cabral (maju@crismoraes.com.br)    

Publicidade