Empresários da Indústria Minero-metalúrgica mundial veem a descarbonização como o principal desafio para o setor

Utilizados em caminhões que integram frotas industriais, os óleos de lubrificação ampliam a eficiência energética dos veículos e permitem que haja maiores


O relatório Global Mining and Metals Outlook de 2023elaborado pela KPMG e divulgado pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), revela que 6 a cada 10 empresários da Indústria Minero-metalúrgica mundial veem a descarbonização como o principal desafio para o setor, nos próximos anos. A preocupação dos mais de 450 líderes industriais, entrevistados pela pesquisa que embasou o relatório, é motivada pelo fato de que os processos ligados à mineração são responsáveis por altos níveis de emissão de gases poluentes que causam o efeito estufa e fenômenos consequentes, como as mudanças climáticas. Só no Brasil, anualmente, esse segmento emite mais de 12,77 milhões de toneladas de dióxido de carbono equivalente, segundo o IBRAM.

Apesar do cenário desafiador, as empresas de mineração têm se mobilizado em torno das práticas ambientais, sociais e de governança (ESG), além de optar pela utilização de produtos e serviços comprometidos com a pauta da descarbonização, como é o caso dos Lubrificantes Mobil™, com destaque à linha Mobil Delvac™, especializada em motores de veículos pesados. Esses produtos de alta tecnologia, utilizados em frotas de caminhões industriais, são capazes de reduzir o consumo de combustível dos veículos, ao ampliar sua eficiência energética, como destaca Asley Assis, Gerente de Conta Industrial da Moove, multinacional brasileira referência global em lubrificantes.

"Quando se fala de descarbonização da frota que está em operação, movida a combustível fóssil, o que se faz é investir na melhoria da eficiência desses equipamentos com o uso de lubrificantes de alta tecnologia, fazendo com que se consuma menos combustível. É um cálculo complicado de fazer, mas nós registramos uma prova de performance em que conseguimos estimar em torno de 1,2% de redução do consumo. E, nesse setor, que consome muito combustível fóssil, 1% é muita coisa", explica o executivo.

Além da redução nos níveis de emissão de gases, os Lubrificantes Mobil™ também permitem que haja maior espaçamento entre os períodos de troca de óleo nos caminhões, o que diminui a quantidade de embalagens descartadas, conforme revela o Engenheiro de Soluções da Moove, Luiz Messeder.

"Quando você usa um lubrificante de qualidade, ele vai durar muito mais — ser renovado, vamos dizer, em 1.000 horas em vez de 500. Então nós conseguimos trazer mais eficiência energética e redução das emissões em toda a cadeia. O mesmo acontece com outros fornecedores, como os fabricantes de equipamentos, por exemplo, que trazem ao mercado produtos mais eficientes", pontua.

Entre os principais cases da ampliação que Messeder menciona, está o de uma empresa de extração de minério de ferro que garantiu a dobra do intervalo de troca dos seus caminhões CAT 793F após a aplicação do lubrificante Mobil Delvac™ Extreme 15W-40, fazendo com que a companhia economizasse  mais de R$ 23,4 milhões anuais.

Para saber mais sobre como a transição energética transforma profundamente o setor de mineração, acesse o boletim Vozes do mercado.

Milena Almeida <milena@mosaike.com.br>

Publicidade