Bela Vista Cultural apresenta a sua mais recente publicação: o livro Caminho das Águas no Brasil

"Caminho das Águas no Brasil", novo lançamento da Bela Vista Cultural, integra projeto educacional que levará discussão sobre o tema para escolas da rede


Com o objetivo de promover a conscientização da sociedade de que a água é um recurso finito e que deve ser usado com responsabilidade, a Bela Vista Cultural - editora e produtora paulistana focada em ações de impacto social -, apresenta a sua mais recente publicação: o livro "Caminho das Águas no Brasil". Destinada a ser uma ferramenta pedagógica, utilizada em sala de aula, a obra mostra o vasto potencial hídrico do país, ao mesmo tempo em que discute a sua relevância nas esferas do consumo, energia, saneamento, logística, turismo, economia e saúde. Além disso, a publicação incentiva a sociedade a se engajar com práticas de cidadania preservacionista e sustentável.

Com prefácio de Marina Godward, influenciadora que atua na área de sustentabilidade e meio ambiente, a obra sublinha a todo momento que, sem água limpa, não há qualidade de vida, destacando a sua importância para a sustentabilidade ambiental, a segurança hídrica e o bem-estar físico e mental.

A água é a base de nossa existência

A água é um recurso natural, essencial para todas as formas de vida, dos seres humanos à fauna e à flora. Compreendendo de 60 a 70% do peso corporal de adultos, ela desempenha um papel fundamental na regulação da temperatura interna e no funcionamento adequado de todos os processos orgânicos. A sua escassez, portanto, representa uma grave ameaça, uma vez que a água é a base de nossa existência.

Em contraponto, um estudo publicado em 2021, pelo Instituto Trata Brasil, indicou que mais de dois bilhões de pessoas vivem em países em situação de estresse hídrico e que, embora o Brasil tenha uma das maiores reservas de água doce do mundo - com diversos rios importantes e um vasto litoral -, cerca de 35 milhões de habitantes não têm sequer acesso ao abastecimento regular de água no país. 

“O projeto Caminho das Águas no Brasil nasceu da necessidade de conscientizar as pessoas sobre o uso inteligente e responsável da água. O livro e as atividades educativas que o acompanham oferecem uma visão abrangente de todas as suas potencialidades; como a geração de energia limpa, a preservação da biodiversidade, sua utilização em atividades de lazer e a sua relação direta com a saúde humana e a economia", afirma Renan Cyrillo, sócio presidente da Bela Vista Cultural.

A iniciativa, realizada com apresentação do Zmax Blue Ship Group e patrocinada pelas empresas Águas Prata e HStern, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, doará a maior parte dos exemplares para estudantes e professores da rede pública de ensino nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Uma quantidade limitada também estará disponível para venda no e-commerce da editora, pelo valor simbólico de R$50,00. 

“Apoiamos iniciativas como esta porque acreditamos que promover a conscientização sobre o uso responsável dos recursos naturais é essencial para assegurar um futuro sustentável e equilibrado para as próximas gerações”, afirma Afonso Prata, Chairman do Zmax Blue Ship Group.

As escolas públicas participantes também serão palco de uma série de atividades complementares, incluindo palestras, além de atividades formativas e demais ações pedagógicas, com o intuito de oferecer recursos e experiências que complementem o trabalho realizado pelos profissionais da educação em sala de aula, beneficiando diretamente centenas de alunos. 

Ficha Técnica

Caminho das Águas no Brasil

Livro | “Caminho das Águas no Brasil”

Tiragem: 3.000 exemplares

Formato: 21 cm x 25 cm fechado; 42 cm x 25 cm aberto

Número de páginas: 144

Miolo: em papel couché, impresso a 4x4 cores

Capa: dura, impressa a 4x0 cores

Valor de venda: R$ 50,00

Cartilhas Pedagógicas e Materiais Acessíveis

Todos disponibilizados virtualmente

Acesso via: https://www.belavistacultural.com.br/caminhoaguasbr

Patrícia | Marrese Assessoria (patricia@marreseassessoria.com.br)

Publicidade