ANDRITZ participará pela quinta vez da FENASAN
Vocali -
um dos maiores eventos de saneamento e gestão de água da América Latina, que ocorre em São Paulo, Brasil, entre os dias 22 e 24 de outubro
A ANDRITZ, uma das líderes globais em tecnologias ambientais, participará pela quinta vez da FENASAN, um dos maiores eventos de saneamento e gestão de água da América Latina, que ocorre em São Paulo, Brasil, entre os dias 22 e 24 de outubro. Com foco em tecnologias avançadas e eficientes, a empresa apresentará soluções completas e inovadoras para o tratamento de lodo, que abrangem desde o gradeamento e desidratação até a secagem térmica, criando novas oportunidades de geração de energia e recursos sustentáveis.
"Nossa abordagem vai além da oferta de equipamentos: buscamos integrar soluções que otimizam todo o processo de tratamento de lodo, desde as etapas iniciais até a secagem térmica. O que oferecemos são tecnologias que aumentam a eficiência operacional e, ao mesmo tempo, reduzem significativamente o impacto ambiental", afirma Rafael Evaristo, Gerente de vendas da ANDRITZ.
Equipamentos de alta performance e inovação
O portfólio apresentado na FENASAN inclui soluções de ponta para todas as etapas do tratamento de lodo. No espessamento, destaque para mesas desaguadora, tambores adensador e centrífugas decanter, capazes de operar com até 180 m³/h por linha. Já na desidratação, a ANDRITZ fornece filtros esteira, filtros prensa, roscas desaguadora e centrífugas de alta capacidade, como a centrífuga decanter D7LLE2, conhecida por desidratar até 270 m³/h – um dos maiores desempenhos no mercado global.
Caso prático no Chile: inovação e sustentabilidade
Um exemplo do impacto das tecnologias da ANDRITZ pode ser visto em Santiago, Chile, onde a maior estação de tratamento de águas residuais do país atende cerca de 7 milhões de habitantes. A ANDRITZ forneceu centrífugas de última geração para desidratação de lodo, tornando a planta autossuficiente em eletricidade e calor. A estação é uma verdadeira "biofábrica", convertendo lodo em biogás e fertilizantes, sem dependência de combustíveis fósseis e com zero desperdício.
“Esse projeto no Chile é um exemplo de como o tratamento de lodo pode ser transformado em uma operação sustentável e autossuficiente, uma tendência que queremos expandir globalmente,” afirma Evaristo.
Inovações digitais para otimização
Além disso, a ANDRITZ também apresentará suas soluções de automação e digitalização que aprimoram a eficiência no tratamento de lodo. O Metris ARGOS, por exemplo, é um sistema que ajusta automaticamente a dosagem de polímero em tempo real, permitindo uma economia de até 25% no consumo desse insumo. As soluções digitais combinadas com a marca de tecnologia Metris da ANDRITZ refletem o que há de mais moderno no setor IIoT/Indústria 4.0 e fornecem suporte abrangente aos clientes.
GRUPO ANDRITZ
O grupo internacional de tecnologia ANDRITZ oferece um amplo portfólio de plantas, equipamentos, sistemas, serviços e soluções digitais inovadores para uma ampla gama de indústrias. A sustentabilidade é parte integrante da estratégia de negócios e da cultura corporativa da empresa. Com seu extenso portfólio de produtos e soluções sustentáveis, a ANDRITZ pretende fazer a maior contribuição possível para um futuro sustentável e ajudar seus clientes a atingirem suas metas de sustentabilidade. A ANDRITZ é líder de mercado global em todas as suas quatro áreas de negócios – Pulp & Paper, Metals, Hydropower e Environment & Energy. Liderança tecnológica e presença global são pilares da estratégia do grupo, que está focada no crescimento rentável de longo prazo. O grupo de capital aberto tem cerca de 30.000 funcionários e mais de 280 locais em mais de 80 países.
ENVIRONMENT & ENERGY
A ANDRITZ Environment & Energy está empenhada na responsabilidade ambiental e oferece uma vasta gama de tecnologias centradas em soluções sustentáveis para várias indústrias. O extenso portfólio de produtos inclui tecnologias para a produção de hidrogênio verde e combustíveis renováveis, para captura de carbono e redução de emissões, separação mecânica e térmica de sólidos/líquidos, moagem, peletização e para bombear fluidos. Complementadas por automação e digitalização de ponta, bem como por serviços abrangentes, permitem soluções eficientes e inovadoras em processos como a gestão de água e águas residuais, reciclagem, valorização de resíduos/lodos, mineração relacionada com baterias economizadoras de recursos, dessalinização, valorização de alimentos e rações, redução de emissões atmosféricas e P2X.
Clara Santiago (clara@vocali.com.br)