VI Seminário Água: Ecossistemas Aquáticos e Biodiversidade
Consórcio PCJ -
Gerente técnica do Consórcio PCJ, Andréa Borges, palestrará sobre Conservação e Gestão dos Recursos Hídricos
Nos dias 25 e 26 de outubro acontecerá o “VI Seminário Água: Ecossistemas Aquáticos e Biodiversidade”, no auditório Epaminondas do CENA-USP, em Piracicaba/SP. O evento, organizado pelo GEPURA – Grupo de estudos e Práticas para Uso Racional da Água reúne cerca de 100 pessoas, representantes de sociedade civil, instituições de pesquisa, alunos de graduação e pós-graduação para dois dias de discussão e troca de informações.
A gerente técnica do Consórcio PCJ, Andréa Borges, participará da primeira palestra do dia 25, às 9h30 que leva o tema “Biodiversidade aquática em tempos de mudanças climáticas” para abordar “Conservação e Gestão dos Recursos Hídricos”. Logo após acontecerá uma mesa redonda com perguntas indutivas e debate técnico de aproximadamente 30 minutos de duração.
No período da tarde haverá mais dois blocos de palestras com os temas: “Contexto local de biodiversidade, com enfoque para mortandade de peixes recorrentes e impacto nas na biodiversidade da bacia do Piracicaba” e “Restauração de ecossistemas aquáticos e tecnologias emergentes para monitoramento hídrico”.
O último dia será voltado à visita técnica à represa de Barra Bonita, em São Paulo, com passeio de barco pelas eclusas, palestras e contextualização. Mais informações e inscrições no site: https://doity.com.br/vi-seminario-agua-ecossistemas-aquaticos-e-biodversidade
Sobre o GEPURA
O GEPURA – Grupo de Estudos e Práticas para o Uso Racional da Água surgiu a partir das primeiras ações para construção do Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus “Luiz de Queiroz” (PDSLQ) da USP, essas atividades tinham o propósito de discutir e propor ações para solucionar problemas socioambientais e estruturais ligados à água, existentes no campus. Nesse contexto, foram criados no campus Grupos de Trabalhos (GTs) sobre diversas temáticas, sendo uma delas os recursos hídricos, sendo criado o GT Água e, como demanda deste grupo de trabalho, o GEPURA.