8ª edição da Waste Expo Brasil 2024 - maior evento da América Latina dedicado à gestão de resíduos sólidos

Evento acontece em outubro em meio às discussões sobre mudanças climáticas e preparação para COP30 no Brasil; presidente do STJ e parlamentares


Aplicativo que faz a gestão da coleta de lixo domiciliar em tempo real, separador laser super-rápido de resíduos, lixeira pública com inteligência artificial e triturador para veículos de alta performance são alguns dos equipamentos que serão apresentados na feira.

Estas são algumas novidades que serão apresentadas pelos expositores que participam, entre os dias 22 e 24 de outubro em SP da 8ª edição da Waste Expo Brasil 2024, maior evento da América Latina dedicado à gestão de resíduos sólidos, aos diferentes processos para a reciclagem, valorização energética sustentável, limpeza pública e saneamento urbano.

A expectativa é que o evento reúna mais 200 empresas de 21 países, combinando pelo menos 250 marcas líderes em seus segmentos para um público superior a 11 mil visitantes do Brasil e vários outros países ávidos pelas novidades e lançamentos da indústria.

São inúmeros lançamentos, com tecnologias ainda inéditas no Brasil. O Grupo Ambipar, por exemplo, multinacional brasileira e líder global em soluções ambientais, será a responsável pela compensação de cerca de 281 toneladas de carbono da Waste Expo Brasil, por meio da Ambify – plataforma que transforma reduções de emissões de gases de efeito estufa em créditos de carbono negociáveis.

A empresa de tecnologia CO URBAN, que desenvolve softwares para serviços de limpeza e zeladoria urbana, iluminação pública, segurança e saúde, serviços de engenharia civil, mostrará, além do aplicativo para gestão dos serviços de coleta domiciliar, outra novidade: aplicativo funcional com Inteligência Artificial para análises complexas na limpeza municipal, objetivando economia de tempo e ganhos operacionais.

A PRENSAS CONEMAG, que atua há 21 anos no mercado de equipamentos para beneficiamento e processamento de sucatas de ferro, lançará o “Tesourão Automático MultiplusCortes”, máquina desenvolvida especificamente para otimizar o carregamento da sucata em contêineres para exportação, deixando a carga com maior densidade e agregando valor nas negociações internacionais.

A SAICON BRASIL, fabricantes em equipamentos para agricultura, pecuária e indústria, lançará o sistema SN800, o mais preciso e estável sistema de pesagem floreal do mundo. Possui uma tencnologia 100% nacional, possibilitando a chegar a uma média precisão de pesagem de 99%.

A VERMEER BRASIL, fabricante de máquinas e equipamentos para infraestrutura, Meio Ambiente, Energias Renováveis, Mineração e Agricultura, vai expor dois produtos: o Low Speed Shredder e o HG400, projetado para o processamento eficiente de resíduos sólidos, reciclagem e geração de energia sustentável; e o HG400, um um triturador horizontal de alta performance, ideal para operações que necessitam de trituração de materiais orgânicos e resíduos florestais, proporcionando maior eficiência e redução de volume.

Outro projeto de destaque é o da PLANALTO INDÚSTRIA, especializada na fabricação de equipamentos para coleta e transporte de resíduos sólidos domiciliares, industriais e infectantes. Em parceria com a renomada fabricante AMS S.P.A, empresa italiana fabricante de veículos de gerenciamento de resíduos urbanos, lançará o CL1, que contém um sistema de elevação robusto, flexível e rápido, gatarntindo a sustentabilidade do serviço, garantindo ao equipamento uma longa vida operacional.

SANEAMENTO

Assim como no ano passado, a Waste Expo Brasil acontecerá em simultâneo com Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente (Fenasan), a mais longeva feira técnica da América Latina dedicada ao saneamento urbano, e que neste ano terá 320 estandes e a representação de mais de 400 marcas globais.

O tema central da Fenasan será “Saneamento Ambiental: condição fundamental para o enfrentamento das mudanças climáticas”, enquanto o foco da WasteExpo Brasil será: “A Inação da Lei 12.305/10, Política Nacional dos Resíduos Sólidos”.

Uma lei assinada há 24 previa a erradicação dos lixões irregulares até outubro de 2014, mas ainda hoje 1.600 municípios no país descartam seus rejeitos – inclusive contaminantes / hospitalares – em áreas inapropriadas que incluem Áreas de Proteção Ambiental Permanente – APP.

Segundo Jesus Gomes, CEO da Waste Brasil, que organiza o evento desde a primeira edição, a expectativa para este ano é otimista. “Entendo ser muito positiva a mudança de percepção dos consumidores, da cadeia varejista, dos fabricantes e governantes ao ressaltarem o cumprimento da PNRS de 2010 e do Marco Legal do Saneamento de 2020. Ambas as Leis são modernas e plenas, mas que se tornam ineficazes se não aplicadas de maneira legítima”, diz.

Em paralelo à feira, acontece o FWB - Fórum WasteBrasil, conhecido Fórum temático distribuído em 14 painéis com palestras de especialistas, técnicos e autoridades de todo o setor.

 SERVIÇO

WASTE EXPO BRASIL

LOCAL: EXPO CENTER NORTE, SP

DATA: 22 a 24 DE OUTUBRO

HORÁRIO: DAS 13H ÀS 20H

MAIS INFORMAÇÕES: https://wasteexpo.com.br

Mauro Arbex  - mauroarbex@letrasefatos.com.br

Marcelo Soderi - marcelosoderi1966@gmail.com

Fernando Poyares - fampoyares@gmail.com
 

Publicidade