Comprometimento com a sustentabilidade tem se tornado prioridade para empresas brasileiras

Segundo dados da Nexus Pesquisa e Inteligência de Dados com parceria da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje)


O comprometimento com a sustentabilidade tem se tornado prioridade para empresas brasileiras, principalmente, pelo fato da reputação empresarial estar cada vez mais condicionada à performance ESG. Esse comportamento já se manifesta em dados, conforme levantamento da Nexus Pesquisa e Inteligência de Dados com parceria da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), o qual revela que 51% das companhias brasileiras declararam possuir uma estratégia de sustentabilidade.  

O estudo consultou desde empresas médias de capital fechado até grandes corporações, considerando setores como agronegócios, indústria, comércio e serviço. Essa é a segunda pesquisa com esse recorte, após apuração em 2021. Neste período de três anos houve alta de dez pontos percentuais para a criação de estrutura ESG nas empresas, de 29% para 39%.  

Considerando as metas definidas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), na COP 28, cada vez mais as empresas buscam mensurar e comunicar as iniciativas sustentáveis de forma transparente para o público. 

Startup oferece energia limpa sem necessidade de instalação de placas solares  

Para que empresas possam investir em projetos sustentáveis, o serviço de geração compartilhada remota pode ser uma alternativa para o acesso à energia limpa e contribuir para a transição energética.  

É o caso da Lemon Energia, que existe para levar energia limpa para pequenos negócios, sem burocracia, instalação de placas solares ou altos investimentos. A Lemon conecta essas empresas a créditos gerados pela injeção da energia de usinas solares e, com isso, consegue contribuir para reduzir a emissões de gases que causam o efeito estufa. 

Por meio do serviço de geração compartilhada remota é possível democratizar o acesso à energia sustentável.  

A empresa possibilitou uma economia de R$ 13,5 milhões e evitou a emissão de 42 mil toneladas de CO2 na geração de eletricidade com seus mais de 10 mil clientes nos últimos quatro anos.  

O que é geração compartilhada remota? 

Esse tipo de produção de energia é baseado em pequenas usinas solares ou de outra fonte limpa (como biogás ou pequenas hidrelétricas), próximas dos locais de consumo, que em vez de comprar e instalar painéis, o consumidor pode "alugar" um pedaço da usina para receber a energia que precisa. 

A vantagem é economizar na conta de luz sem nenhum investimento na aquisição de placas.  

Como funciona?  

Para aderir, as empresas devem realizar o cadastro pelo site https://energialemon.com.br e a Lemon se encarrega de encontrar uma usina de energia limpa que será responsável por produzir a energia utilizada por aquele estabelecimento. Depois disso, é só aguardar para começar a a fazer uso de uma energia limpa e sustentável.  

 


Contatos da assessoria

Jeane Morais- jeane@tmcomunicacoes.com.br  

Luciana Alves luciana@tmcomunicacoes.com.br  

Publicidade