Instalações aquáticas recreativas podem ser criadouros

Como bactérias, vírus e parasitas, levando a efeitos prejudiciais à saúde, incluindo doenças gastrointestinais e infecções respiratórias e de pele, olhos


Milhares de pessoas utilizam as piscinas para lazer e diversão, tornando a qualidade da água dessas comodidades crucial para garantir a saúde e a segurança dos usuários. Se não forem devidamente cuidadas, as instalações aquáticas recreativas podem ser criadouros de patógenos como bactérias, vírus e parasitas, levando a efeitos prejudiciais à saúde, incluindo doenças gastrointestinais e infecções respiratórias e de pele, olhos, ouvidos e respiratórias. Normas da indústria como NSF/ANSI/CAN 50: Equipamentos para Piscinas, Spas, Banheiras de Hidromassagem e Outras Instalações de Águas Recreativas, ABNT NBR 10339 (Piscina - Projeto, execução e manutenção) e ABNT NBR 10818 (Qualidade da água da piscina - Procedimento) são fundamentais para ajudar a garantir a segurança e manutenção dos usuários e gestores dessas instalações.

Visão geral do NSF/ANSI/CAN 50

A norma NSF/ANSI/CAN/50 reconhecida mundialmente, desempenha um papel vital na segurança dos usuários, pois define critérios de validação de desempenho, segurança operacional e teste para produtos de piscina e spa. A norma abrange águas recreativas em hotéis, resorts, academias e outras instalações aquáticas, com foco em três categorias principais, incluindo:

  • Projeto e construção de piscinas: Critérios rigorosos para projeto e construção de piscinas ajudam a minimizar o risco de acidentes e facilitam a manutenção da qualidade da água. Isso inclui a instalação de sistemas de filtragem eficientes e a utilização de materiais seguros e duráveis.
  • Produtos para piscinas e spas: Os produtos sob este padrão incluem produtos químicos para tratamento de água, equipamentos químicos, bombas para piscinas, dispositivos de teste de qualidade da água e muito mais. A certificação garante que os produtos para piscinas e spas atendam aos rígidos padrões da indústria para minimizar os riscos de acidentes e facilitar a manutenção da qualidade da água.
  • Produtos químicos para tratamento de água: Para evitar a contaminação e garantir que a água seja segura para todos os usuários, a norma exige que os produtos químicos para tratamento de água não deixem resíduos prejudiciais à saúde. Os produtos não certificados podem conter impurezas ou substâncias nocivas que comprometem a qualidade da água.

Seja para hotéis, resorts, academias ou piscinas domésticas, a certificação oferece muitos benefícios, demonstrando um compromisso com a segurança e a qualidade e aumentando a confiança dos usuários. Além disso, ajuda as instalações a cumprirem os regulamentos locais e internacionais e evitar problemas legais. Também minimiza os riscos de contaminação e acidentes, protegendo a saúde dos frequentadores das piscinas e a reputação do estabelecimento.

NSF e Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) em colaboração

As normas brasileiras atuais para certificação de piscinas foram desenvolvidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e incluem a ABNT NBR 10339 (Piscinas - Projeto, execução e manutenção) e a ABNT NBR 10818 (Qualidade da água de piscinas - Procedimento). O Documento Técnico da ANBT, ABNT NBR 10818, está sendo revisado (a norma agora faz referência a NSF/ANSI/CAN 50).

A referência da NSF/ANSI/CAN 50 à ABNT NBR 10818 aumentará seu escopo, pois a NSF/ANSI/CAN 50 abrange especificamente equipamentos e produtos químicos utilizados em piscinas, spas e outras instalações aquáticas recreativas. Esta norma garante que os produtos atendam a critérios rigorosos de desempenho, segurança operacional e testes.

Melhorando a saúde humana e do planeta

A NSF é uma organização líder independente e global de serviços dedicada a melhorar a saúde humana e do planeta. Ela desenvolve padrões de saúde pública e fornece testes, certificação, consultoria e soluções digitais de classe mundial para muitos setores, incluindo o setor de água. Desde 1960, tem ajudado a aumentar a segurança de piscinas públicas e privadas e outras águas recreativas, desenvolvendo padrões da indústria que protegem usuários e gerentes de instalações.

O NSF/ANSI/CAN 50 foi desenvolvido em 1977 e, desde então, tem desempenhado um papel fundamental na garantia da segurança e qualidade das águas recreativas em várias instalações. Com sua incorporação à ABNT NBR 10818, dará continuidade a esse trabalho em escala global, auxiliando ainda mais os hotéis, resorts e academias brasileiras a proporcionar um ambiente seguro e saudável para seus hóspedes e usuários.

Artigo assinado por Marcos Bensoussan – líder da divisão Water LATAM da NSF

Glauci Silva <glauci.silva@rendah.com.br>

Publicidade