Fluid Feeder estará presente na Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente – Fenasan

Especializada em soluções para tratamento de água e efluentes, a expositora contará com um estande contendo soluções inéditas


Fluid Feeder, empresa especialista em soluções para tratamento de água e efluentes, estará presente na Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente – Fenasan, maior evento do setor na América Latina. Ele acontecerá de 22 a 24 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo. Para esta edição, a empresa irá lançar dois produtos, o O3TEC-6GH Gerador de Ozôniotecnologia que utiliza o ozônio para o tratamento de água e o dosador de cloro, Direct Feeder. Também estarão disponíveis aos visitantes painéis virtuais apresentando produtos e soluções para interação com o público.

O3TEC-6GH Gerador de Ozônio será um dos protagonistas entre os lançamentos da Fluid Feeder. A tecnologia que utiliza o ozônio, em uma solução avançada para desinfecção, oxidação em água e controle de esterilização do ar, foi desenvolvida por meio de uma parceria estratégica com a empresa O3TEC e promete transformar o mercado de tratamento de água.

Outra grande novidade da Fluid Feeder na Fenasan 2024 é o Direct Feeder, um dosador de cloro projetado para ser mais simples e econômico, com um design mais acessível e menos dependente de acessórios. "É uma solução prática e de baixo custo para o tratamento de água", explicou o CEO da Fluid Feeder, engº Francisco Carlos Oliver.

A empresa receberá a visita da engª Bessy M. Sutton, Gerente Regional de Vendas para América Latina do Grupo Badger MeterInc., parceiro internacional da Fluid Feeder. A companhia na qual a executiva trabalha é proprietária das marcas ATI – Analitycal Technology, Inc., Entech, s-can, Syrinyx e Telog. Atualmente, Bessy Sutton atende todos os representantes comerciais da América Latina, abrangendo desde o México até o Chile. No Brasil a Fluid Feeder é sua representante comercial há alguns anos. A gerente do Grupo Badger Meter estará presente no estande na Fenasan para prestigiar o evento, assim como dar suporte no atendimento aos clientes e visitantes.

Entre as novidades da edição deste ano da Fenasan, a Fluid Feeder irá disponibilizar, por meio de uma experiência digital e interativa, seus novos produtos e soluções já existentes para o tratamento de águas e efluentes. As imagens interativas serão apresentadas por vídeos de alta resolução e telas touchscreen, demonstrando na prática as aplicações dos produtos e soluções.

"As expectativas neste ano são as melhores, em virtude do alto grau de desenvolvimento da linha de produtos que alcançamos, agregando novos itens e também serviços próprios. Receberemos vários visitantes de empresas parceiras estrangeiras e nacionais o que contribuirá ainda mais com a nossa contínua evolução", analisou Oliver.

Sobre a tecnologia de ozônio

 Para produzir ozônio artificialmente, o processo se faz principalmente através da passagem do Oxigênio por campo de descargas elétricas, dentro de uma câmara fechada. Processo chamado de Efeito Corona.

Outra forma de produzir o Ozônio é através de lâmpadas UV com comprimento de onda de 185nm, por meio da passagem do oxigênio por um tubo fechado de vidro, rodeado por lâmpadas UV.  O processo simula o que ocorre na estratosfera por intermédio da radiação UV do Sol.  O processo de geração do Ozônio através do Efeito Corona é mais eficiente do que o método UV.

A tecnologia irá melhorar a oxidação de matéria orgânica presente na água com o benefício da não formação de subprodutos indesejáveis à qualidade da água tratada pois não deixa resíduo. Por ser um gás extremamente oxidante e reativo, ele é muito adequado para oxidar águas com alto teor de matéria orgânica não formando subprodutos indesejados à qualidade da água tratada, tais como os THMs, ácidos haloacéticos, halogênios, entre outros.

De fato, o processo Efeito Corona ocorre naturalmente na estratosfera terrestre (20-40Km), que tem a capacidade de absorver os raios ultravioletas provenientes do sol. Com a energia do UV no comprimento de onda de 185 nm a molécula de oxigênio (O2) é separada em dois elementos de oxigênio (O), que combina com outras duas moléculas de O2 formando o Ozônio (O3). Essa tecnologia foi criada artificialmente para produzir o ozônio pelo processo de passagem do oxigênio por campo de descargas elétricas, dentro de uma câmara fechada.

 A tecnologia do Efeito Corona irá melhorar na oxidação de matéria orgânica presente na água com o benefício da não formação de subprodutos indesejáveis à qualidade da água tratada, porque não deixa resíduo. 

Por ser um gás extremamente oxidante e reativo, ele é muito adequado para oxidar águas com alto teor de matéria orgânica não formando subprodutos indesejados à qualidade da água tratada, tais como os THMs, ácidos haloacéticos, halogênios, entre outros.

Que setores podem utilizar a tecnologia?

  • Tratamento de ar e controle de odor
  • Aquários e Zoológicos
  • Biocombustível
  • Engarrafamento de água
  • CIP (Clean in Place)
  • Torres de Resfriamento
  • Tratamento de água de consumo
  • Processamento e armazenagem de alimentos
  • Remediação de Grãos e Alimentos para animais
  • Água de poços
  • Remediação de solo
  • Sistema de ar condicionado
  • Lavanderia
  • Pecuária
  • Piscicultura
  • Medicina
  • Farmacêuticos
  • Piscinas, parques aquáticos e SPAs
  • Polpa e papel
  • Produção de semicondutores
  • Tratamento de efluentes
  • Refrigerantes, vinhos e cervejas

Sobre o dosador de cloro Direct Feed

 Direct Feed é um dosador de cloro, que opera com vácuo remoto gerado no injetor. O grande diferencial é que não precisa de acessórios, como manifold, conector flexível, válvulas de bloqueio, etc., pois é para ser usado diretamente na válvula do cilindro de cloro, também conhecida como válvula de cabeça do cilindro.

O que o produto proporciona ao setor de saneamento são os mesmos benefícios que o cloro gás oferece, e como é econômico apresenta baixo consumo energético, possui eficiência e eficácia na oxidação e viabiliza a desinfecção de água e efluente.

Entre as vantagens do seu uso está a economia na implantação, pois não necessita de demais acessórios, além da economia com manutenção, porque é muito simples de ser mantido, por causa da sua tecnologia descomplicada, em que o próprio operador da Estação de Tratamento de Água (ETA) pode fazer a manutenção.

Entre os usuários do Direct Feed estão os fornecedores de cloro gás para os clientes finais, que trabalham por meio de contratos de comodato. Fazem parte deste grupo também os usuários de cloro gás das companhias de saneamento estaduais, municipais, assim como as concessionárias privadas. Todos aqueles que necessitem de oxidação e desinfecção de água e esgoto por meio da dosagem de cloro são também clientes potenciais. Esta tecnologia inovadora no setor foi criada a partir do levantamento de demandas recentes do mercado consumidor.

Paulo Sérgio Pires - Vervi Assessoria <jornalismo@grupovervi.com.br>

Publicidade