Verdera estará presente pela segunda vez na Waste Expo Brasil 2024

Unidade de negócio da Votorantim Cimentos transforma resíduos não recicláveis em energia limpa, com gestão segura e abrangente, garantindo rastreabilidade


A Verdera, unidade de gestão e destinação sustentável de resíduos da Votorantim Cimentos, marca presença pela segunda vez na Waste Expo Brasil 2024. Durante o evento, a Verdera reforça seu compromisso com a sustentabilidade, apresentando cases de sucesso e soluções inovadoras para a destinação adequada de resíduos não recicláveis por meio do coprocessamento. 

Criada em 2019 pela Votorantim Cimentos, a Verdera é especializada em gestão de resíduos, atuando com o objetivo de dar novo valor aos materiais descartados. A empresa oferece o serviço de destinação sustentável de resíduos em 18 unidades no Brasil.  Além disso, conta com uma unidade de processamento de resíduos em Itaperuçu (PR).  

A empresa garante segurança e rastreabilidade em todos os processos, desde a separação, transporte e preparação de resíduos até sua transformação em energia limpa nos fornos de cimento. Ao final do processo, a empresa emite um certificado de destinação final aos clientes, assegurando a correta eliminação dos resíduos não recicláveis, de acordo com as normativas ambientais e com a Política Nacional de Resíduos Sólidos

A Verdera desempenha um papel fundamental no apoio a indústrias e empresas na implementação de princípios ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança), promovendo a economia circular ao transformar resíduos em solução energética.  
 
Destaques da participação na Waste Expo 2024 

Entre os destaques da participação da Verdera estão o lançamento da nova unidade de processamento de resíduos em Itaperuçu (PR), que triplica a capacidade de processamento de resíduos da unidade de negócio no estado do Paraná, atingindo 48 mil toneladas anuais, e os investimentos que estão sendo feitos pela Votorantim Cimentos na unidade de Salto de Pirapora (SP), que visa aumentar o coprocessamento na unidade e reduzir as emissões de CO2. 

Além disso, a Verdera será patrocinadora do Painel 4 do Fórum Waste Brasil, que ocorrerá no dia 22 de outubro, das 14h45 às 16h45, com o tema "Tecnologias Sustentáveis para a Gestão dos Resíduos". Esse painel contará com quatro palestras seguidas de uma mesa redonda que reunirá especialistas de renome que compartilharão inovações e práticas sustentáveis na gestão de resíduos. 
 
Daniel Mattos, da Associação Brasileira de Cimentos Portland (ABCP), discutirá os benefícios do coprocessamento como uma tecnologia eficaz para a eliminação sustentável de resíduos. Valerio Bertuccelli, CEO da Waste Management Italia, apresentará práticas bem-sucedidas na gestão de resíduos no mercado italiano, destacando como as políticas e estratégias na Itália podem servir de modelo para outros países. 

Larissa Velho e Frederico Oliveira, da equipe da Verdera, desmistificarão mitos e verdades sobre o coprocessamento, esclarecendo pontos cruciais sobre essa prática e seu impacto ambiental. Além disso, Luiza Loyola, diretora de sustentabilidade do Grupo Forest, compartilhará um case que promove a economia circular na empresa, evidenciando a importância de integrar soluções sustentáveis nos negócios. 

"A participação da Verdera na Waste Expo Brasil 2024 reflete a nossa missão de consolidarmos como referência no mercado de resíduos, oferecendo soluções tecnológicas que aliam a destinação correta de materiais à geração de energia limpa", reforça o gerente geral da Verdera, Eduardo Porciuncula. 

Informações à Imprensa

NQM Comunicação
Beth Matias  – beth@nqm.com.br
Marina de Capistrano – marina@nqm.com.br 

Publicidade