Tigre conquista o 3º lugar na categoria Construção – Materiais de Construção da 9ª Edição do Ranking 100 Open Startups 2024

A multinacional está pelo segundo ano consecutivo no ranking e foi reconhecida na categoria Construção - Materiais de Construção, por sua atuação


A Tigre, multinacional brasileira líder em soluções para construção civil e cuidado com a água, conquistou o 3º lugar na categoria Construção – Materiais de Construção, da 9ª Edição do Ranking 100 Open Startups 2024, sendo destacada como uma das empresas que mais investem em inovação aberta no Brasil. Essa é a segunda participação consecutiva da companhia entre as 10 mais bem colocadas da premiação, subindo uma posição em relação ao ano anterior.

"A inovação está no DNA da Tigre desde a sua fundação, quando João Hansen Junior, há mais de 80 anos, propôs o uso do PVC na construção civil. Ficar em 3º lugar neste ranking é uma prova de que seguimos esse legado de inovação aberta, em um setor que exige constante adaptação e evolução. Somos parceiros fiéis de startups que colaboram e contribuem para alavancar os nossos negócios, sempre trazendo soluções inovadoras" afirmou Guilherme Lutti, Head de Inovação do Grupo Tigre.

A Tigre tem intensificado seus investimentos em parcerias com startups, que têm aprimorado processos internos e otimizado operações. Um exemplo é a Tigre Águas e Efluentes (TAE), antiga startup incorporada pela empresa em 2016 que desenvolve soluções que contribuem para a universalização do saneamento básico no Brasil. Essas colaborações têm proporcionado à Tigre ganhos de eficiência e um impacto positivo relevante para seus clientes, como no desenvolvimento da Unifam, uma estação de tratamento de esgoto unifamiliar projetada especificamente para atender regiões sem acesso à rede de esgoto. A companhia também conta com a colaboração da Linedata, startup especializada em soluções tecnológicas para o setor de saneamento, que destaca o compromisso da Tigre pela busca por maior eficiência, contribuindo para a redução de perdas de água e agilidade na resolução de questões técnicas de manutenção.

A inovação aberta faz parte da cultura da Tigre, que já se conectou com diversas startups por contratos de fornecimento de tecnologias, co-criações e parcerias voltadas para a inovação. O foco é aumentar a produtividade, a eficiência e agregar valor com soluções como automação, inteligência artificial e robotização, entre outras. Essas iniciativas buscam não apenas aprimorar a eficiência no mercado de atuação, mas também elevar a qualidade de vida das pessoas.

"Inovação é algo que construímos juntos, todos os dias. São as parcerias e esse ambiente de colaboração que nos permitem desenvolver soluções que fazem diferença na vida das pessoas" afirmou o executivo. "Este reconhecimento não é apenas da Tigre, mas de todos os nossos parceiros e daqueles que compartilham da visão de que inovar é o caminho para um crescimento mais sustentável e para gerar impactos positivos para a sociedade."

O Ranking 100 Open Startups apresenta anualmente as startups e corporações líderes em Open Innovation, estabelecendo-se como referência para identificar as corporações mais inovadoras e as startups mais promissoras do mercado. No ciclo de 2024, as empresas participantes do ranking estabeleceram 62.216 relacionamentos com startups, movimentando mais de R$ 10,8 bilhões — um aumento de 69% em relação ao ano anterior. No setor de ConstrucTechs, a inovação aberta teve um crescimento de 12%, totalizando R$ 390 milhões em contratos.

Vinicius Fernandes <vinicius.fernandes@edelman.com>

Publicidade