Imagem Geosistemas participa da FENASAN 2024

E abre portas para soluções tecnológicas de universalização e gestão de recursos hídricos junto a empresas nacionais


Imagem Geosistemasempresa líder em geotecnologia no país, referência em soluções GIS e representante da americana Esri no Brasil, será uma das participantes da Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente (Fenasan), que acontece nos dias 22 a 24 de outubro no Espaço das Américas, em São Paulo, no estande P20Em sua participação, a empresa apresenta suas soluções de tecnologia espacial e cases de sucesso para a otimização da gestão dos recursos hídricos e a universalização do saneamento no Brasil - que levará pelo menos mais de 37 anos para acontecer, segundo projeções oficiais.

Para interessados, ainda é possível se credenciar acessando aqui.

A Imagem Geosistemas irá apresentar o ArcGIS - plataforma geoespacial que integra e conecta dados por meio do contexto geográfico. A tecnologia já é utilizada por diversas empresas nacionais, como a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), que há 20 anos experimenta os benefícios da utilização do GIS e tem sido alvo de estudos de diversas outras empresas do segmento.

Um dos exemplos da utilização da geotecnologia no setor é na redução da perda de água, assunto considerado um severo ‘gargalo’ do segmento”, destaca Diogo Reis, Especialista da área de Saneamento na Imagem Geosistemas. De acordo com o Instituto Trata Brasil (ITB), o índice de desperdício de água potável no Brasil em 2022 foi de 37,78%, e hoje chega a 35%. Enquanto isso, a pesquisa “Estudo de Perdas de Água 2024: Desafios na Eficiência do Saneamento Básico no Brasil” mostra que mais de 32 milhões de brasileiros vivem sem esse recurso. “Esses números reforçam a importância do investimento em tecnologias que consigam mitigar ao máximo esse tipo de perda”, reforça Diogo.

Atuação na evolução do saneamento no Brasil

Segundo a Tratta Brasil, hoje a Região Sudeste abastece 90,9% da população com água tratada e está no topo das praças mais avançadas quando o assunto é universalização do saneamento.  Neste polo, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) configura mais um case de sucesso da Imagem Geosistemas, onde também é possível notar ganhos expressivos com o uso do GIS, que vão desde um melhor monitoramento de redes, como respostas às emergências em caso de pontos com falta de abastecimento - já que a região sofre demandas recorrentes de racionamento de água por motivo de baixo índice de chuvas. “Aqui a tecnologia tem muita relevância, pois conseguimos notar rapidamente as regiões em situação de alerta”, detalha Reis.

Mas nem só de poucas chuvas vive o Brasil. No Rio Grande do Sul – estado que sofreu muito com o alto volume de pluviosidade no início do ano – ainda permanece em estágio de reconstrução. A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), mais um exemplo de cliente da Imagem Geosistemas, também faz uso da tecnologia geoespacial. “No período de maior crise do estado, fomos um importante parceiro na criação de um portal de emergências e, agora, na reconstrução das rodovias do estado, preparando a região para qualquer futura possível nova catástrofe, ajudando-os a configurar uma gestão completa e preditiva contra vulnerabilidade na infraestrutura, fornecendo dados que projetem tendências climatológicas que possam trazer alterações importantes”, conta o especialista.

A Fenasan é um dos mais importantes encontros do segmento da América Latina; com uma expectativa de 22 mil visitantes, o tema central desta edição é “Saneamento ambiental: condição fundamental para o enfrentamento das mudanças climáticas” - que vem muito de encontro com o trabalho que a Imagem Geosistemas vem realizando pelo Brasil.

Serviço:

Fenasan 2024 – Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente
De 22 a 24 de outubro de 2024
Expo Center Norte – Pavilhões Verde e Vermelho
Visitação às feiras: gratuita

Sobre a AESabesp - https://www.aesabesp.org.br/

Stand da Imagem Geosistemas: P20.

Caroline (caroline@ideecorporativa.com.br)    

Publicidade