Grupo Globo realiza evento sobre os impactos da Reforma Tributária na universalização dos serviços de saneamento básico

Evento promovido pelo Grupo Globo reunirá especialistas para discutir os desafios tributários na universalização dos serviços de água e esgoto


Nesta terça-feira, 29 de outubro, o Grupo Globo realiza um evento decisivo sobre os impactos da Reforma Tributária na universalização dos serviços de saneamento básico no Brasil. Com o tema “Reforma Tributária e os Riscos para a Universalização do Saneamento”, o encontro será realizado das 9h às 12h no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília, com transmissão ao vivo pelos canais do Globo e do Valor Econômico.

O evento contará com a presença do Senador Eduardo Braga (MDB-AM), relator da Reforma Tributária, que integrará a Mesa de Abertura ao lado de Roberto Barbuti, presidente do Conselho de Administração da Abcon Sindcon, e Ricardo Soavinski, vice-presidente da Aesbe (Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento). A abertura será mediada pela jornalista Giuliana Morrone e trará discussões estratégicas sobre políticas essenciais para garantir a universalização dos serviços de água e esgoto, mesmo diante das mudanças tributárias.

Patrocinado pela Abcon Sindcon e pela Aesbe, o evento reunirá parlamentares, especialistas tributários e representantes do setor. O primeiro painel, “Saneamento é Saúde: Por que o saneamento é um serviço de saúde?”, começa às 10h e contará com figuras de destaque, como os senadores Eduardo Gomes (PL-TO) e Randolfe Rodrigues (PT-AP), o deputado federal Fernando Marangoni (União-SP), o advogado tributarista Marcos Maia Maneira e o médico Nelson Arns Neumann, diretor da Pastoral da Criança. A discussão destacará a importância do saneamento para a saúde pública, prevenindo doenças e melhorando a qualidade de vida.

O segundo painel, com início às 11h, abordará os impactos financeiros da nova tributação sobre o setor, os desafios para a universalização e o risco de aumento das tarifas. Entre os participantes estarão Munir Abud, vice-presidente Regional Sudeste da Aesbe e presidente da Cesan; Luana Pretto, presidente-executiva do Instituto Trata Brasil; o advogado tributarista Luiz Gustavo Bichara; o economista Gesner Oliveira, sócio-fundador da GO Associados; e o advogado Mateus da Cruz Brinckmann. O painel visa encontrar soluções que minimizem os impactos tributários, garantindo a sustentabilidade dos serviços e o acesso a tarifas justas para toda a população, especialmente para a de baixa renda.

A programação terá início com um welcome coffee e credenciamento às 9h e buscará promover um diálogo que concilie eficiência tributária, saúde pública e preservação ambiental, essenciais para o avanço do saneamento no Brasil.


Manu Vergamini (manu@agenciaemfoco.com.br)    
 

Publicidade