Edital de seleção para atuar no primeiro projeto de pesquisa para o desenvolvimento da gestão e regulação dos recursos hídricos

O edital de seleção prevê o preenchimento de sete vagas relacionadas a diferentes grupos de atuação com requisitos de titularidade e função específicos.


A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), lançará na quarta-feira, 30 de outubro, o edital de seleção de bolsistas interessados(as) em atuar no primeiro projeto de pesquisa do Programa de Bolsas ANA-CNPq para o desenvolvimento da gestão e regulação dos recursos hídricos, segurança de barragens e saneamento básico no Brasil. Com 30% das vagas destinadas a pretos, pardos e indígenas (PPI), o processo seletivo busca reunir profissionais qualificados para propor uma abordagem de avaliação de ações de gestão de recursos hídricos e saneamento no contexto das políticas públicas na Agência, com vistas à priorização e ao incremento da implementação. 

O edital de seleção prevê o preenchimento de sete vagas relacionadas a diferentes grupos de atuação com requisitos de titularidade e função específicos. A carga horária é de 20 horas para todas as vagas e o valor da bolsa varia entre R$1.500 para apoio à pesquisa até R$6.500 para pesquisadores com doutorado. Para participar do processo seletivo, basta preencher o formulário eletrônico disponibilizado na Chamada Pública ANA/CNPq/Nº01/2024 e enviar para o e-mail she@ana.gov.br até a próxima segunda-feira, 4 de novembro. 

O resultado do projeto de pesquisa deverá definir critérios claros para a priorização das ações a serem implementadas com base nos estudos e em desafios como impactos da mudança do clima e novos cenários socioeconômicos, e propor indicadores e critérios de monitoramento contínuo com base nas metodologias de avaliação de políticas públicas.   

A seleção será feita por análise dos documentos obrigatórios e da comprovação da titulação mínima requerida para a vaga. Além disso, será avaliado objetivamente o currículo dos(as) candidatos(as), levando em consideração a experiência declarada. Aqueles(as) habilitados nessa primeira etapa, serão convocados(as) pelo e-mail da inscrição para um entrevista on-line.  

Os candidatos inscritos para as vagas de ação afirmativa – autodeclarados PPI – e para a vaga de pessoa com deficiência serão convocados por Edital específico para entrevista via videoconferência com banca de heteroidentificação, no primeiro caso, e avaliação biopsicossocial, no segundo caso.  

Para mais informações, consulte a  Chamada Pública ANA/CNPq/Nº01/2024.  

Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM)? 
Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)? 
(61) 2109-5129/5495/5103? 

Publicidade