Uso de lodo e resíduos sólidos na indústria de cimento ganha força como alternativa sustentável

Fábricas de cimento, com seu ambiente de alta geração de calor residual, são ideais para a incineração e secagem de lodo e resíduos sólidos


A geração de combustíveis alternativos, como lodo e resíduos sólidos, na indústria de cimento está se consolidando como uma prática sustentável em todo o mundo. O combustível derivado de resíduos (CDR) é um combustível alternativo produzido pela trituração, triagem e desidratação dos resíduos sólidos. O objetivo deste conceito é obter material altamente calorífico e estável. Essa abordagem oferece uma solução eficiente para a disposição desses materiais e atende à crescente demanda por fontes de energia mais limpas e renováveis.

Fábricas de cimento, com seu ambiente de alta geração de calor residual, são ideais para a incineração e secagem de lodo e resíduos sólidos. Esse processo praticamente elimina a necessidade de fontes externas de energia térmica e reduz significativamente os custos operacionais.

Como exemplo prático, a ANDRITZ instalou um DDS 180, o maior secador de tambor para lodo de esgoto, em Allmendingen na Alemanha, alcançando um teor de sólidos secos de 90% usando apenas gases de exaustão do forno de cimento como fonte de calor. O processo de secagem transforma o lodo desidratado em um produto valioso que pode ser utilizado em um processo sem resíduos como substituto de combustível e minerais. Não só eliminou a necessidade de permutadores de calor dispendiosos, como também reduziu o consumo anual de combustível bruto em cerca de 20.000 toneladas por ano e reduziu as emissões de CO2 em quase 30.000 toneladas.

Especializada em equipamentos e soluções para fábricas, a ANDRITZ Separation desenvolveu tecnologias avançadas para a geração de energia a partir de lodo e resíduos sanitários.

A ANDRITZ projetou soluções para sistemas de transformação de resíduos em energia com base em muitos anos de experiência em processos de preparação de combustível, como trituração, peneiramento e secagem. A partir dessa experiência consolidada de de inúmeras instalações, os equipamentos recebem melhorias e são personalizados a cada nova aplicação.

Utilizando calor residual de baixa a média temperatura, o secador de esteira ANDRITZ se destaca por sua eficiência térmica e flexibilidade. O design permite adaptação a diferentes tipos de matérias-primas, com capacidades de evaporação de água que variam de 600 kg/h a 30.000 kg/h. O sistema de secagem pode ser ajustado para circulação de ar parcial ou total, otimizando a eficiência energética e minimizando o volume de ar de exaustão. Outra solução de secagem comprovada, na produção de combustíveis alternativos e na transformação de resíduos em energia, é o uso dos secadores de tambor ANDRITZ, capazes de reduzir o teor de umidade para menos de 10%. O resultado final é um produto seco e granulado de qualidade “Classe A”, o que o torna valioso para uso econômico.

Rafael Evaristo, gerente de vendas da ANDRITZ, destaca a importância dessa tecnologia para a sustentabilidade do setor: "A utilização de lodo e resíduos sólidos como combustível nas fábricas de cimento além de oferecer uma solução para o descarte desses materiais contribui significativamente para a redução das emissões de gases de efeito estufa, alinhando a produção industrial às metas globais de sustentabilidade."

Clara Santiago (clara@vocali.com.br)    

Publicidade