Visita técnica à sede da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico

O intuito é apresentar estudos da ANA sobre os recursos hídricos, mudanças climáticas e demais áreas que sejam do interesse da área de atuação dos estudant


A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) está recebendo, nesta terça e quarta-feira, dias 5 e 6 de novembro, alunos de Engenharia da Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Ilha Solteira (SP), para uma visita técnica à sede da Agência em Brasília. O intuito é apresentar estudos da ANA sobre os recursos hídricos, mudanças climáticas e demais áreas que sejam do interesse da área de atuação dos estudantes.

No primeiro dia de visita, os(as) alunos(as) foram recebidos com uma apresentação institucional e uma palestra sobre os estudos, bases de dados e informações sobre recursos hídricos. Já no período da tarde os(as) universitários(as) fizeram uma visita à Sala de Situação da Agência, ao Centro de Memória da ANA e tiveram apresentações sobre o Monitor de Secas, o Relatório de Segurança de Barragens (RSB) e o Sistema Nacional de Informações sobre Segurança de Barragens (SNISB).

Já no segundo dia, os(as) estudantes da UNESP terão apresentações sobre o Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua) e a Rede Hidrometeorológica Nacional. O grupo conhecerá, ainda, o Centro de Instrumentação e Logística da ANA e participará de palestras sobre a outorga de direito de uso de recursos hídricos e os programas Produtor de Água e Despoluição de Bacias Hidrográficas (PRODES).

A ANA

Criada em 2000 por meio da?Lei nº 9.984, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico vem desempenhando, desde então, o papel de reguladora das águas de domínio da União (interestaduais, transfronteiriças e reservatórios federais). Assim, os diversos usos de recursos hídricos (abastecimento humano e animal, indústria, irrigação agrícola, geração de energia, navegação, pesca, aquicultura e mineração) têm sido objeto da regulação da ANA, por meio do instrumento de outorga para captação e consumo de água, além de diluição de efluentes aos usuários dos diversos setores.

Com o novo marco legal do saneamento básico,?Lei nº 14.026/2020, a ANA recebeu a atribuição regulatória de editar normas de referência para a regulação dos serviços públicos de saneamento básico no Brasil, que incluem: abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, além de drenagem e manejo de águas pluviais urbanas. 

Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM)
Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)
(61) 2109-5129/5495/5103

Publicidade