Agricultores estão descobrindo a importância de cuidar do solo além das práticas tradicionais
Alfapress Comunicações -
A solução oferecida pela Microgeo é um exemplo prático de como os produtores estão investindo em manejos biológicos que trazem benefícios não só imediatos
No Brasil, os agricultores estão descobrindo a importância de cuidar do solo além das práticas tradicionais, como correções químicas e manejo físico. Esse grupo de produtores vê o solo não apenas como suporte para as culturas, mas como um ecossistema complexo e dinâmico, onde as interações biológicas são essenciais para a saúde e a produtividade das plantações. Entre as inovações que estão revolucionando essa visão, o microbioma do solo se destaca. A solução oferecida pela Microgeo é um exemplo prático de como os produtores estão investindo em manejos biológicos que trazem benefícios não só imediatos, mas também a longo prazo para a sustentabilidade das suas operações.
Claudia Liciane Sulzbach, proprietária da Fazenda Laruna, localizada no município de Balsas, no Maranhão, é uma dessas agricultoras que vêm investindo em alternativas sustentáveis. Cultivando soja e milho em aproximadamente 1.700 hectares, ela compartilha como as soluções biológicas, em particular o uso do Microgeo®, têm transformado sua relação com o solo. "Comecei a usar o Microgeo® após um evento em 2023, onde fiquei encantada com o que vi. Foi uma coisa que mudou a forma como encaro o manejo da minha fazenda. O que eu vi lá foi muita vida no solo, algo que eu sempre almejei para a minha propriedade", destaca Claudia. Segundo ela, a presença de vida e matéria orgânica no solo apresentadas por um produtor que já utilizava o produto é um diferencial que, além de aumentar a produtividade, protege a fazenda dos desafios climáticos.
O foco em práticas sustentáveis, para Claudia, vai além dos resultados de uma safra. Ela vê no manejo biológico uma solução para fortalecer o solo e a fazenda para os anos que virão. "O uso de produtos sustentáveis é uma prioridade para mim. A longo prazo, vejo esse manejo com o Microgeo® como uma forma de preparar o solo para eventuais problemas climáticos. Não é algo que se vê de um ano para o outro, mas um manejo a longo prazo para mitigar impactos climáticos e adversidades da produção", afirma a produtora.