9º ENA – Encontro Nacional das Águas

Realizado pelo ABCON SINDCON, Encontro Nacional das Águas tem painéis sobre a atuação das empresas no setor, que deve fechar o ano com 54 leilões


As operadoras privadas de saneamento devem anunciar na próxima semana um aumento recorde na participação de mercado em números de municípios atendidos no país. Os dados serão apresentados durante o 9º Encontro Nacional das Águas - ENA, que acontece nos dias 12 e 13 de novembro, em São Paulo. O evento é promovido pela ABCON SINDCON, entidade que representa as operadoras privadas de saneamento no Brasil.

“O setor deve fechar o ano com 54 leilões em 20 estados, e um investimento comprometido a partir dessas concorrências de R$ 160,6 bilhões, desde o marco legal. É um resultado significativo, mas há ainda um longo caminho a percorrer até a universalização, mas as operadoras privadas já estão transformando a realidade do saneamento. O ENA traz algumas das experiências positivas que apontam nesse sentido”, afirma a diretora-executiva da ABCON SINDCON, Christianne Dias.

Com o marco legal do saneamento, a Lei 14.026/20, a iniciativa privada ganhou maior protagonismo nas concessões de água e esgoto. A partir de novas concorrências, houve significativa expansão no número de holdings atuantes no mercado e de investimentos comprometidos. O ENA trará como destaque essas empresas, hoje consolidadas como grandes players do setor.

O saneamento demanda R$ 900 bilhões em investimentos para alcançar a universalização, segundo estimativa da ABCON SINDCON. Com o interesse em atuar nessa área de infraestrutura, as empresas que movimentam esse mercado estão atentas a diversos fatores que também serão discutidos no ENA, tais como sustentabilidade, mudanças climáticas, regulação e reforma tributária. Essa movimentação mobiliza governo, instituições financeiras, acadêmicos e especialistas que estarão reunidos no evento. 

Abertura – O ENA abre sua programação na terça-feira (12.11) com o secretário nacional de saneamento ambiental do Ministério das Cidades, Leonardo Picciani, em painel que contará também com a presença do deputado federal Fernando Marangoni, da frente parlamentar do saneamento. 

Além deles, farão parte do debate a secretária do meio ambiente, infraestrutura e logística do estado de São Paulo, Natália Resende; a diretora-presidente da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Veronica Sánchez, e o secretário federal de controle interno da Controladoria-Geral da União (CGU), Ronald Balbe

Serviço

9º ENA – Encontro Nacional das Águas

12 e 13 de novembro

Hotel Pullman Ibirapuera – São Paulo

Rua Joinville, 515, Vila Mariana

Inscrições e programação completa no site https://www.ena-abcon.com/

O evento pode ser acompanhado nos dias 12 e 13 de novembro de maneira virtual pelo YouTube em rtmp://a.rtmp.youtube.com/live2

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Em Foco Comunicação Estratégica

Manu Vergamini 

Manu Vergamini (manu@agenciaemfoco.com.br)    

Publicidade