Sanepar realizou curso para a capacitação de Facilitadores em Saneamento

Em paralelo às obras de expansão do sistema de esgoto de Castro, Companhia realiza trabalho educativo com a comunidade


Nestas terça e quarta-feira (12 e 13) a Sanepar realizou, em Castro, um curso para a capacitação de ‘Facilitadores em Saneamento’. Com o apoio da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Saúde, o curso envolve 70 Agentes Municipais de Saúde, Agentes de Endemias e Técnicos da Vigilância Sanitária de Castro, que participam da formação no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Luiz King.

A capacitação destes profissionais faz parte do Programa de Intervenção Socioambiental da Sanepar em Obras de Saneamento. “Como o município de Castro está tendo seu sistema de esgotamento sanitário ampliado, buscamos a parceria da Secretaria Municipal de Saúde, com o objetivo de que estes agentes levem informações para a população sobre o uso correto do sistema de esgoto que está sendo ampliado, bem como uma compreensão maior sobre os serviços de saneamento”, explica a gestora de educação socioambiental da Sanepar, Crislaine Mendes.

Além do módulo teórico com temas relativos à Política Nacional de Recursos Hídricos, ao novo Marco legal do Saneamento e orientações técnicas para a correta ligação dos imóveis à rede coletora, o curso inclui visitas técnicas nas captações Santa Leopoldina, São Cristóvão e Iapó. “Também visitamos as obras em andamento no bairro Samambaia e, do Morro do Cristo, foi possível visualizar a configuração da bacia hidrográfica e as intersecções entre o uso adequado da rede coletora e a manutenção da qualidade ambiental dos rios urbanos”, detalha.

Em Castro, a Sanepar está ampliando a Estação de Tratamento de Esgoto Iapó, e também realiza obras de expansão da rede coletora de esgoto, para atender cerca de 400 famílias do Jardim Samambaia.

Publicidade