SEEL Engenharia executa projeto de saneamento básico que vai transformar o sistema de esgotamento sanitário
SEEL Engenharia -
Nos municípios de Japeri e Queimados, na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro
A SEEL Engenharia está executando um projeto de saneamento básico que vai transformar o sistema de esgotamento sanitário nos municípios de Japeri e Queimados, na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro. A obra, que é uma iniciativa da Águas do Rio, inclui a construção e o comissionamento de uma moderna Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), projetada para processar até 250 litros por segundo, o que proporcionará maior eficiência no tratamento e controle de efluentes na região.
Além da ETE, o projeto envolve a implementação de um emissário terrestre que transportará o esgoto tratado, garantindo que ele seja adequadamente direcionado, com benefícios diretos à saúde pública e ao meio ambiente.
Durante a execução, diversos serviços serão realizados, como levantamento topográfico, escavação e reaterro, construção de estruturas em concreto armado, além de instalações hidráulicas e elétricas essenciais para o funcionamento eficiente da ETE.
Ao longo da execução, a obra envolverá processos rigorosos de gestão ambiental e aplicação de tecnologias avançadas, assegurando que o esgoto seja coletado e tratado de forma segura. Esse novo sistema reduzirá drasticamente a poluição na Bacia do Rio Guandu, beneficiando tanto a qualidade da água, que abastece a área metropolitana do Rio de Janeiro, quanto a saúde da população local, que passará a contar com um sistema de esgotamento sanitário mais eficiente e seguro.
A primeira fase da obra está programada para ser concluída até dezembro de 2024. Com a conclusão dessa etapa inicial, a ETE poderá começar a operar, marcando um importante avanço no projeto e trazendo benefícios imediatos à comunidade local e ao meio ambiente, com a redução de despejo de efluentes não tratados na bacia hidrográfica.
Suellen Araújo (suellen.araujo@seel.com.br)