PUC-Campinas recebe o Sustentare & WIPIS 2024

Sustentare & WIPIS 2024 acontece entre 18 e 22 de novembro no Campus I da Universidade


A PUC-Campinas recebe, entre os dias 18 e 22 de novembro, na sala 900 do prédio H02 do Campus I da Universidade, o Sustentare & WIPIS 2024. O evento de relevância internacional é gratuito, acontece de modo híbrido (presencial e on-line) e tem o propósito de reunir pesquisadores, professores, estudantes de nível técnico, graduação e pós-graduação, profissionais e entusiastas para discutir questões relacionadas à sustentabilidade e à gestão dos recursos hídricos.

Realizado anualmente desde 2020, ele surgiu da união dos Seminários de Sustentabilidade da PUC-Campinas com o Workshop Internacional de Pesquisa em Indicadores de Sustentabilidade e Gestão de Recursos Hídricos da Universidade de São Paulo (USP).

Desde a sua primeira edição, o simpósio tem procurado discutir a produção científico-tecnológica relacionada à sustentabilidade, envolvendo indicadores, avaliação e gestão responsável dos recursos hídricos, proporcionando um ambiente para a troca de conhecimentos, experiências e práticas inovadoras do Brasil e do exterior.

Instituições de destaque

A organização do congresso é resultado da colaboração entre três instituições de destaque: a Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), a Universidade de São Paulo (USP) e a Agência das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Agência das Bacias PCJ).

A PUC-Campinas contribui por meio do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade (PPGS) com pesquisas desenvolvidas no âmbito do Mestrado em Sustentabilidade e por alunos de Pós-Doutorado.

A Universidade de São Paulo, representada por sua Escola de Engenharia, localizada em São Carlos (EESC), participa com dois programas de pós-graduação relevantes: o de Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB) e o de Hidráulica e Saneamento (PPGSHS).

A Agência das Bacias PCJ está envolvida por meio do Grupo de Trabalho Indicadores e Monitoramento da Câmara Técnica de Proteção e Conservação dos Recursos Naturais (CT-RN) e da Câmara Técnica de Integração e Difusão de Pesquisas e Tecnologias (CT-ID).

Apoio e participação

De acordo com a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade da PUC-Campinas, a Profa. Dra. Bruna Angela Branchi, a realização do evento conta com o apoio da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) através do Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP).

Ela explica que com esse recurso foi possível convidar pesquisadores estrangeiros que estarão presentes na PUC-Campinas proferindo uma série de palestras em “uma oportunidade para estreitar laços de pesquisa entre os convidados, os docentes do nosso Mestrado em Sustentabilidade e os nossos mestrandos”.

A professora Bruna ressalta que todos os docentes do PPGS estão envolvidos na organização do evento, na avaliação de artigos e na coordenação de mesas e palestras. “Nossos alunos de mestrado também estão colaborando com as entrevistas que serão divulgadas on-line no próximo dia 20 de novembro e alunos de iniciação científica estão apoiando nas apresentações de trabalhos. Este ano, estaremos ainda convidando uma escola pública para participar de uma palestra sobre a Amazônia na manhã do dia 19 de novembro com o intuito de estreitar os laços entre o Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade, a Universidade e a sociedade”.

Compromisso com a sustentabilidade

O evento reforça o compromisso da PUC-Campinas com a sustentabilidade, ao mesmo tempo que posiciona o PPGS como referência na divulgação científica e na promoção de pesquisas na área, com destaque para a gestão de recursos hídricos. Até o momento já são cerca de 4.300 participantes inscritos e foram recebidos e avaliados 580 trabalhos, todos eles avaliados à cega por, pelo menos, dois avaliadores.

“Contamos com um grupo extenso de avaliadores voluntários. Os com mestrado revisaram resumos de alunos de graduação, enquanto que aqueles com doutorado avaliaram os trabalhos completos. Os autores de todos os trabalhos aprovados foram convidados a enviar uma apresentação em vídeo e os melhores trabalhos foram selecionados para a realização de uma apresentação on-line, que ocorrerá durante as mesas temáticas do período vespertino. Haverá uma média diária de nove mesas, realizadas das 14h às 17h, durante quatro dias. Essas apresentações não coincidirão com outras atividades do evento, garantindo que todos os interessados possam acompanhar as discussões”, ressalta a professora.

Parceria entre instituições

Ainda de acordo com a coordenadora do PPG em Sustentabilidade da PUC-Campinas, a Universidade mantém, há alguns anos, uma parceria com a USP, especialmente por meio da participação nos Comitês das Bacias PCJ. “Atualmente, nós colaboramos na Câmara Técnica de Integração e Difusão de Pesquisas e Tecnologias, onde também participamos, junto à USP, do Grupo de Trabalho em Indicadores e Monitoramento”, menciona a professora Bruna.

Através dessa parceria foram elaborados e aprovados dois projetos de pesquisa financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) no Programa de Pesquisa em Políticas Públicas (PPPP).

“O primeiro projeto é liderado pelo Prof. Dr. Orandi Mina Falsarella, da PUC-Campinas, com a participação de outros pesquisadores do PPGS, da USP e da Agência das Bacias PCJ, focando em tecnologias inovadoras para o monitoramento da segurança hídrica das Bacias PCJ (Bacias Hidrográficas Inteligentes). O segundo projeto, liderado pelo Prof. Dr. Tadeu Malheiros, da USP, em colaboração com a PUC-Campinas e a Agência das Bacias PCJ, visa a criação de uma plataforma de monitoramento e avaliação do Plano das Bacias PCJ”, esclarece a coordenadora.

Participação híbrida

A edição deste ano do Sustentare & WIPIS, como já mencionado, será híbrida, com palestras presenciais pela manhã e à noite, realizadas, tanto na PUC-Campinas quanto na USP, e transmitidas on-line. No dia 20 de novembro, feriado do Dia da Consciência Negra, serão transmitidas entrevistas on-line com pesquisadores e atores da sociedade engajados com a sustentabilidade. As apresentações dos trabalhos ocorrerão à tarde, na segunda, terça, quinta e sexta-feira, sendo todas on-line.

Para saber mais sobre os palestrantes e as atividades que ainda estão com vagas abertas, clique aqui. Para assistir a programação no canal oficial do YouTube do Sustentare & WIPIS, clique aqui. Acesse ainda as redes sociais do evento clicando por sobre o nome de cada uma delas: InstagramFacebook e LinkedIn.


Assessoria de Imprensa PUC-Campinas

Clique aqui e inscreva-se na Newsletter

Mais informações com Daniel Rocha

E-mail: daniel.bertagnoli@puc-campinas.edu.br?

Publicidade