ABIPLAST apoia adoção de ESG na cadeia da reciclagem do plástico

Associação destaca a importância da responsabilidade socioambiental integrada à estratégia ESG corporativa para a promoção do trabalho digno para catadores


No dia 22 de novembro, é celebrado o Dia do Reciclador e da Reciclagem do Lixo, uma data dedicada a reconhecer a importância desses profissionais e a relevância da reciclagem para a sociedade. Para Paulo Teixeira, presidente-executivo da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST), é fundamental que a indústria adote práticas integradas à estratégia ESG (Ambiental, Social e Governança) em toda a cadeia produtiva do plástico.

Práticas como investimentos e fortalecimento de cooperativas, rastreabilidade e transparência das operações, compromisso com direitos humanos, educação e capacitação de catadores, colaboração e parcerias, são essenciais para garantir um ambiente de trabalho digno aos catadores de materiais recicláveis, prevenindo práticas como condições de trabalho insalubres, análogas à escravidão e o trabalho infantil. "A responsabilidade das empresas vai além do cuidado com o meio ambiente, englobando também a responsabilidade social com a sua cadeia de fornecimento, auxiliando na garantia de um ambiente de trabalho digno e seguro para todos os envolvidos na cadeia de reciclagem do plástico", ressalta.

Nesse contexto, destaca-se o trabalho desenvolvido pela Avplas Embalagens, uma empresa que iniciou suas atividades como recicladora e evoluiu para se especializar na fabricação de embalagens PCR (plástico pós-consumo reciclado). A Avplas reforça seu compromisso com a responsabilidade social ao apoiar cooperativas de catadores, oferecendo treinamentos que aprimoram a triagem de resíduos plásticos e geram melhores resultados financeiros na venda de materiais recicláveis.

A empresa apoia ainda a ONG ‘Eco Local Brasil’, que organiza mutirões de limpeza no litoral, com os plásticos coletados sendo reciclados e transformados em brinquedos para crianças carentes, além de sacos usados em novas coletas. A Avplas também colabora com as ONGs ‘Pegada Verde' e 'Coza Mash Quirida’, que promovem palestras de conscientização ambiental em escolas infantis de Santa Catarina, educando as futuras gerações sobre a importância da reciclagem e da preservação do planeta.

A transformadora Plastiweber também atua na conscientização e educação da sociedade e do mercado, criando a iniciativa Naturecycle, que fomenta a economia circular e desenvolve projetos como o ‘Escola Sustentável’, o ‘Resíduos pela Vida’, e o ‘Cooperativa + Circular’, que buscam fortalecer a conscientização e a educação da sociedade em torno do assunto, o que vem ao longo dos anos se consolidando e gerando resultados consistentes de desenvolvimento sustentável. A empresa realiza ainda a iniciativa ‘Natal Mais Feliz’, onde crianças podem trocar seus plásticos flexíveis por brinquedos. De acordo com Moisés Weber, diretor Administrativo da Plastiweber, somente em 2023, os projetos recuperaram mais de 165 mil quilos de plástico para serem reciclados.

“Ao investir nessas iniciativas, a indústria formaliza o trabalho de milhares de pessoas, promovendo melhores condições de trabalho, remuneração justa e inclusão social. Esse investimento gera impacto positivo na vida dos trabalhadores e contribui diretamente para uma economia mais sustentável e inclusiva. Nesse Dia do Reciclador e da Reciclagem do Lixo, é essencial reforçar o compromisso com a responsabilidade social, garantindo que a reciclagem do plástico seja não apenas um processo eficiente, mas também justo e humano”, afirma Paulo. 

Responsabilidade ambiental

Na cadeia do plástico, a reciclagem é um pilar fundamental para a economia circular, pois a reutilização de matéria-prima pós-consumo reduz a necessidade de recursos virgens e minimiza o impacto ambiental. A adoção desses insumos não apenas combate o acúmulo de resíduos plásticos em aterros e oceanos, mas também impulsiona o desenvolvimento de uma indústria mais sustentável e competitiva. “Acreditamos que o plástico pode ser um grande facilitador da vida humana, e nossa missão é dar um novo ciclo de vida a esse material, reaproveitando-o e proporcionando novas utilidades para a sociedade”, conta Victor Pellizzaro, diretor comercial Avplas Embalagens.

Para minimizar os impactos ambientais de sua produção, a empresa usa 100% de PCR (plástico reciclado pós-consumo) em grande parte de seus produtos. “Atendemos alguns segmentos que ainda não permitem o uso exclusivo de PCR, o que faz com que cerca de 10% de nossa produção utilize resina virgem. No entanto, 90% da produção da Avplas já é composta por plástico reciclado, reafirmando nosso compromisso com a reciclagem e a redução do impacto ambiental. Além disso, nossa produção é 100% movida por energia de fontes renováveis. Todos os resíduos gerados durante a produção, como as aparas internas, são reciclados internamente, garantindo que não descartemos nenhum resíduo sólido”, enfatiza o diretor comercial da Avplas.

Moisés Weber, diretor Administrativo da Plastiweber, revela que a empresa adota políticas internas rigorosas e cumpre as regulamentações ambientais para reduzir as emissões de gases de efeito estufa. "Implementamos práticas que incluem o monitoramento contínuo das emissões, o uso de tecnologias limpas e processos produtivos mais eficientes. Nosso compromisso é atender às metas dos acordos climáticos nacionais e internacionais, contribuindo de forma ativa para a mitigação dos impactos ambientais", afirma. 

Recircula Brasil: rastreabilidade como aliada no fortalecimento da responsabilidade social corporativa 

As empresas Avplas e Plastiweber, além das iniciativas mencionadas, também utilizam a plataforma Recircula Brasil, com objetivo de rastrear as suas operações, desde a origem da matéria-prima adquirida, até o destino, comprovando a transformação de resíduos plásticos em novos produtos. Assim, a rastreabilidade permite a transparência na cadeia de suprimentos, oferecendo uma visão clara de quem são os fornecedores envolvidos, inclusive cooperativas.

Ao rastrear a cadeia de valor, é possível identificar oportunidades para assegurar que os trabalhadores envolvidos na reciclagem, principalmente os catadores de material reciclável, acessem melhores condições de trabalho, salário e estrutura.

“A utilização do Recircula Brasil pelas empresas do setor, portanto, auxilia na formalização, no cumprimento de regulamentações ambientais e trabalhistas nos diversos estágios da cadeia da reciclagem, fornecendo segurança jurídica, inclusive, para a mitigação de riscos legais e reputacionais para as empresas do setor” destaca Paulo Teixeira.

A plataforma Recircula Brasil, reconhecida pelo PNUMA - ONU como solução inovadora para a reciclagem e economia circular do plástico, foi criada pela ABIPLAST em parceria com a ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), e conta com a verificação e operação da Central de Custódia, verificadora de resultados independente. 


Bruna Pedroso de Moraes (bruna.moraes@gbr.com.br)    
 

Publicidade