Atibaia Saneamento realiza a reforma do banheiro do Projeto Nova Esperança

Falta de acesso aos sanitários impacta na saúde, educação e bem-estar


No dia 19 de novembro, foi comemorado o Dia Mundial do Banheiro, data que tem como objetivo conscientizar pessoas e governos sobre a crise global de saneamento e propor ações para resolver o problema grave e estrutural. Por isso, a Atibaia Saneamento, empresa do grupo Iguá que atua na cidade por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada) com a SAAE, realizou a reforma do banheiro do Projeto Nova Esperança, pertencente à instituição Different System Sports, que oferece aulas gratuitas de futebol para crianças de 13 a 17 anos que se encontram em situação de vulnerabilidade. A inauguração ocorreu no dia 14 de novembro, na sede da instituição, no bairro do Tanque, em Atibaia.

               Segundo dados do Censo Demográfico do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 1 milhão de pessoas no Brasil não possuem acesso a um banheiro, número que corresponde a 0,6% da população brasileira. Estudos do Trata Brasil mostram que a maior parte das moradias com privação de banheiro (63%) estão localizadas nos estados do Nordeste, totalizando 840 mil habitações. Essa situação encontra-se em grande parte nas unidades federativas do Maranhão, Bahia e Piauí, são mais de 360 mil lares sem sanitários.

               Uma pesquisa da UNFPA (Fundo de População das Nações Unidas) com a UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) mostra que 713 mil mulheres vivem sem acesso a banheiro e mais de 4 milhões de meninas não têm acesso a itens básicos de cuidados menstruais nas escolas. Esses fatos mostram que 28% das pessoas de baixa renda, entre 14 e 45 anos, são afetadas pela pobreza menstrual.

               Este cenário é responsável por causar doenças como esquistossomose, doença infecciosa parasitária, transmitida através do contato com água doce contaminada; leptospirose, uma infecção humana resultante da exposição direta ou indireta à urina de animais infectados, por meio do contato com água, solo ou alimentos contaminados e diarreias. Além disso, a privação do uso do banheiro pode afetar o desenvolvimento educacional das crianças, a produtividade do trabalhador e o bem-estar do cidadão.

               “É indiscutível a importância dos banheiros para a eficiência do saneamento básico, sustentabilidade e, principalmente, dignidade humana. Para nós, atuar nesse projeto faz parte da nossa essência e DNA como corporação”, comenta Mateus Banaco, diretor-geral da Atibaia Saneamento.

Sustentar Comunicação Estratégica

Thais R Croitor – thais@sustentar.ag

(11) 4260-1916

Publicidade