ANA está presente na programação do 17º Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste

que acontece em João Pessoa (PB), entre 24 e 29 de novembro, com patrocínio da instituição e estande no Hotel Manaíra


A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) está presente na programação do 17º Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, que acontece em João Pessoa (PB), entre 24 e 29 de novembro, com patrocínio da instituição e estande no Hotel Manaíra. Esse encontro é realizado pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro) com o tema central Gestão Inteligente dos Recursos Hídricos no Nordeste do Brasil: Utilização de Inteligência Artificial e Big Data para Prever, Mitigar e Responder a Eventos Extremos.

Durante o 17º Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, no Hotel Manaíra e no Hardman Praia Hotel, estão sendo abordados temas relacionados à aplicação de tecnologias de ponta para enfrentar os desafios das mudanças climáticas e garantir a segurança hídrica da região Nordeste. A diretora-presidente da ANA, Veronica Sánchez da Cruz Rios, representou a agência reguladora na abertura do evento na noite de 24 de novembro no Hotel Manaíra.

Na manhã desta segunda-feira, 25 de novembro, a Agência realizou o Summit ANA com o tema Regulação Adaptativa e Responsiva dos Usos de Recursos Hídricos: Experiências e Propostas. Essa reunião paralela ao 17º Simpósio foi mais uma oportunidade para se debater e aprimorar experiências e propostas de regulação de usos de recursos hídricos no País, como a Outorga com Gestão de Garantia e Prioridade (OGP) e a Plataforma Tecnológica Águas Brasil. 

A ANA tem inovado ao definir em sua Agenda Regulatória a criação de procedimentos gerais para a definição de regras especiais de uso da água em territórios com escassez hídrica, como no caso da OGP, em experimentação em duas bacias hidrográficas no País. Além disso, para refletir de forma mais fidedigna o balanço entre demanda e disponibilidade hídrica nacionalmente, a Agência está desenvolvendo a Plataforma Tecnológica Águas Brasil, um ambiente de fomento à integração nacional de procedimentos e sistemas de regulação dos usos de recursos hídricos entre a ANA e as unidades da Federação. 

Também nesta segunda, 25, a Agência foi representada pelo superintendente de Regulação de Usos de Recursos Hídricos, Marco Neves, na mesa redonda sobre A Importância da Infraestrutura Hídrica para Gestão das Águas no Nordeste e a Proposta do PL 4546/2021 – que institui a Política Nacional de Infraestrutura Hídrica. Outra participação da ANA nesta segunda foi do coordenador de Mudanças Climáticas, Saulo Aires, na conferência sobre O Efeito do Aquecimento Global sobre o Nordeste do Brasil. 

Em 26 de novembro, das 14h às 15h30, no Auditório 1 do Hotel Manaíra, o superintendente adjunto de Operações e Eventos Críticos da ANA, Allan Lopes, proferirá palestra na mesa redonda sobre Integração de Modelos Econômicos para Apoio a Decisão em Políticas de Alocação de Águas – ocasião que contará com a moderação do servidor da Agência Márcio Nóbrega. Na mesma data e no mesmo horário, no Auditório 2 do Hotel Manaíra, a coordenadora de Regulação de Drenagem Urbana, Maria Elisa Costa, fará palestra na mesa redonda acerca da temática Como Fazer uma Boa Gestão de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais no Nordeste. 

Já na Sessão Oral 12, em 27 de novembro, das 9h às 11h, no Auditório 2 do Hotel Manaíra, a sétima apresentação será sobre Planejamento de um Programa de Restauração de Bacia Hidrográfica para o Semiárido Brasileiro Utilizando o Pagamento por Serviços Ambientais. O trabalho contou com as participações dos servidores da ANA Vera Maria Nascimento, Consuelo Marra, Henrique Veiga e Luis Preto – entre outros autores. 

Das 13h30 às 15h, no Hotel Manaíra, acontecerão participações da Agência em duas mesas redondas no dia 28 de novembro. No Auditório 1 o servidor Tibério Pinheiro será o moderador da mesa sobre Desafios para a Gestão das Águas no Nordeste. Já o superintendente adjunto de Regulação de Saneamento Básico, Alexandre Anderáos, fará palestra acerca dos Desafios na Integração entre o Saneamento Básico e os Recursos Hídricos. 

Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM)?
Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)
(61) 2109-5129/5495/5103?

Publicidade