Abralimp reforça a importância do engajamento das equipes de limpeza na luta contra a dengue
ADS Comunicação Corporativa -
Com mais de 6 milhões de registros de casos de dengue no Brasil em 2024, a associação?destaca orientações?para profissionais de limpeza identificarem
Só em 2024, o Brasil já registrou mais de 6 milhões de casos de dengue, sendo mais de 3 milhões confirmados em laboratório, de acordo com o Ministério da Saúde. O país é o que mais notifica casos da doença no mundo, respondendo por 80% do total. Tendo em vista este cenário, a Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp) reforça a importância do engajamento das equipes de limpeza na luta contra a dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.
Como os profissionais de limpeza têm acesso a diversos ambientes, desde residências até fábricas, eles se tornam aliados na identificação e eliminação de criadouros do mosquito. “Ao receber orientações específicas sobre como executar a limpeza de forma segura e eficaz, as equipes podem desempenhar um papel fundamental na prevenção da dengue”, destaca a associação em sua cartilha sobre o combate à dengue.
Entre as principais recomendações da Abralimp, estão a secagem adequada e o armazenamento correto de baldes e outros equipamentos de limpeza. Além disso, a cartilha orienta sobre a importância do descarte correto de líquidos, limpeza de bandejas de ar-condicionado, e manutenção de áreas externas para evitar o acúmulo de água.
O aumento significativo de casos de dengue neste ano se deve às condições climáticas e ao surgimento de novos sorotipos do vírus. Em resposta a essa ameaça crescente, a sociedade, em conjunto com os profissionais de limpeza, deve adotar medidas de prevenção que englobam a higienização e a conscientização.
A campanha da Abralimp envolve todos os associados a se tornarem agentes de saúde em suas comunidades, alertando sobre a importância da identificação de criadouros e a notificação de situações de risco. “Estamos todos juntos nesta batalha. Quanto mais informações e treinamentos forem proporcionados, maior será a proteção coletiva”, afirma Patricia Oliveira, diretora administrativa da Abralimp.
Dicas práticas para a população
A cartilha aponta medidas simples que todos podem adotar em seu dia a dia, tais como:
- Tampar caixas d’água, ralos e pias;
- Higienizar bebedouros de animais de estimação;
- Inspecionar semanalmente instalações em busca de possíveis focos de água parada.
Para mais informações sobre a cartilha e as iniciativas da Abralimp, acesse a cartilha.
Nicole Meier Oliviera (nicolem@adsbrasil.com.br)