A manutenção eletromecânica é vital para a eficiência dos serviços de água e esgoto
Contatus Comunicação -
Na BRK em Cachoeiro de Itapemirim, a área realiza uma média de 230 ordens de serviço por mês, para assegurar o funcionamento contínuo dos equipamentos
A manutenção eletromecânica é vital para a eficiência dos serviços de água e esgoto. Na BRK em Cachoeiro de Itapemirim, a área realiza uma média de 230 ordens de serviço por mês, para assegurar o funcionamento contínuo dos equipamentos e realizar as manutenções corretivas e preventivas necessárias no sistema.
As manutenções preventivas seguem um cronograma rigoroso com o objetivo de garantir a qualidade da operação. Já as manutenções corretivas ocorrem conforme a necessidade, desde pequenos ajustes até reparos mais complexos, como a retirada e manutenção de conjuntos motobomba.
Claudio Sobrinho, coordenador da área de Manutenção Eletromecânica e PCH da BRK em Cachoeiro, ressalta que em caso de problema em algum equipamento, parte da população pode ser diretamente afetada pela interrupção dos serviços de água ou esgoto. “Por isso, contamos com uma equipe de manutenção disponível 24 horas por dia, para garantir a eficiência e segurança do sistema”, afirma.
A rotina de trabalho da manutenção eletromecânica inclui a aquisição e o controle de insumos para a realização das manutenções corretivas e preventivas; o planejamento de atividades conforme o Plano Anual de Manutenção; e a gestão de contratos. É responsabilidade do coordenador certificar a segurança em trabalhos com eletricidade, em conformidade com a norma NR-10.
“A área também desempenha funções que, muitas vezes, passam despercebidas, como suporte em manutenções elétricas prediais e de ar-condicionado, apoio técnico em projetos elétricos e na execução de obras, além da gestão de contratos de internet para automação. Auxilia a área de tratamento na calibração de instrumentos de processo utilizados nas ETAs (Estações de Tratamento de Água) e ETEs (Estações de Tratamento de Esgoto)”, detalha Claudio.
Em Cachoeiro, a área é ainda responsável pela operação e manutenção da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Ilha da Luz, incluindo a gestão de contratos e o monitoramento do nível do rio Itapemirim. Além disso, realiza a gestão completa das faturas de energia de todas as unidades, garantindo um controle rigoroso do consumo energético e otimizando os custos operacionais.
Rita Diascanio (ritadiascanio@contatus.com.br)