Codevasf participou do 1º Congresso Nacional de Saneamento Rural – SaneaBrasil

Com o tema “Compromisso com a Universalização do Saneamento Rural”


A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio de sua 6ª Superintendência Regional, participou do 1º Congresso Nacional de Saneamento Rural – SaneaBrasil, com o tema “Compromisso com a Universalização do Saneamento Rural”, realizado no período de 20 a 22 de novembro deste ano, no complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) em Juazeiro (BA).

O evento, promovido pela própria universidade, contou com a participação de representantes de diversas instituições, como Ministério das Cidades, Embrapa, UNB, UFRPE, UFOB, Governo da Bahia, Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento e IRPAA, além de empresas privadas e fabricantes de insumos, instalações e equipamentos para saneamento.

Como parceiros institucionais, o Congresso contou com o apoio de organizações, como Unicef, ANA, Banco do Nordeste e Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).

O engenheiro agrônomo da 6ª Superintendência Regional da Codevasf Joselito Menezes foi um dos painelistas, com a palestra “Sistema Alternativo de Potabilização de Água: filtração lenta em areia e desinfecção em comunidades rurais difusas”. Elijalma Augusto, analista da 3ª Superintendência Regional da Companhia, em Petrolina (PE), fez uma exposição sobre o uso de cisternas para aproveitamento de águas pluviais.

O Congresso também ofereceu aos participantes mini cursos e visitas técnicas a localidades com sistemas de saneamento instalados. Além disso, houve ampla oportunidade para networking, permitindo que os participantes se conectassem e trocassem experiências valiosas.

De acordo com Joselito Menezes, “o congresso proporcionou uma excelente oportunidade para divulgação de técnicas aplicadas em sistemas simplificados, porém bastante eficientes no tratamento de água na zona rural, como os implementados pela Codevasf”.

Publicidade