A falta de saneamento básico afeta os mais velhos de maneira direta

O envelhecimento da população brasileira tem avançado e os cuidados precisam ser redobrados


Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que o envelhecimento da população vem avançando de maneira considerável, afinal em 2022, os idosos representavam 15,6% dos habitantes do país, quase o dobro quando comparado a 2000, que já contava com 8,7% de pessoas acima de 60 anos.

               Em pesquisa feita contrastando os anos de 2000 e 2023, a idade média da população brasileira passou de 28,3 anos para 35,5 anos, a taxa de fecundidade caiu de 2,32 para 1,57 filho por mulher e a expectativa de vida cresceu de 71,1 anos para 76,4 anos. As projeções do IBGE indicam que a sociedade deve parar de crescer em 2041, chegando a 220 milhões de habitantes e que, em 2070, a idade média da população deve chegar a 48,4 anos, sendo que cerca de 37,8% das pessoas serão idosas.

               Nesse contexto, a falta de saneamento básico afeta os mais velhos de maneira direta, uma vez que seu sistema imunológico é mais frágil e enfraquecido pelo envelhecimento, além de agravar condições preexistentes e comprometer a autonomia e o bem-estar. Estudos recentes feitos pelo Trata Brasil mostram que 36 mil idosos são internados por ano decorrente a doenças causadas pela falta de esgotamento sanitário, sendo 12 mil deles no estado do Nordeste.

               De acordo com último censo realizado no município de Atibaia em 2022, cerca de 28 mil habitantes possuem mais de 60 anos. A cidade é referência quando se trata da população idosa, uma vez que está sempre atenta a saúde e bem-estar físico da terceira idade, programas para melhorar a qualidade devida, atividades esportivas e a valorização do saneamento básico.

               Atualmente no Brasil, 15 milhões de pessoas já passaram dos 60 anos de idade, o que ressalta a importância de melhorar a qualidade de vida para a pessoa idosa. “É essencial para nós oferecer o melhor do saneamento básico para a população de forma geral, mas especialmente os que estão na melhor idade merecem um serviço eficaz. Vai além do saneamento, estamos falando de respeito, saúde, cuidado e qualidade de vida”, pontua Mateus Banaco, diretor-geral da Atibaia Saneamento..

Sustentar Comunicação Estratégica

Thais R Croitor – thais@sustentar.ag

Publicidade