ABES-AM comemora 50 anos de atuação no estado com a realização do I Seminário de Saneamento e Meio Ambiente do Amazonas
ABES -
O evento, que aconteceu no dia 28 de novembro, no Auditório João Bosco Ramos de Lima da Escola do Legislativo da ALEAM, teve como tema central
A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Amazonas (ABES-AM) comemora 50 anos de atuação no estado com a realização do I Seminário de Saneamento e Meio Ambiente do Amazonas. O evento, que aconteceu no dia 28 de novembro, no Auditório João Bosco Ramos de Lima da Escola do Legislativo da ALEAM, teve como tema central “Juntos pela universalização do Saneamento e Preservação da Amazônia” e visou discutir o saneamento e o meio ambiente no estado do Amazonas.
A cerimônia de abertura contou com a presença do Diretor da Região Norte da ABES e Organizador do Evento, Rainier Pedraça de Azevedo, e da Presidente da Seção ABES-AM, Valdete dos Santos Araújo. A mesa também contou com representantes do Governo do Estado do Amazonas, da Prefeitura de Manaus, do Legislativo e de outros apoiadores.
Em seu discurso de abertura, Rainier Pedraça de Azevedo, destacou a importância do saneamento e do meio ambiente para a sociedade amazônica e agradeceu a presença de todos os participantes. Ele ressaltou o trabalho da equipe da ABES-AM na organização do evento e o apoio das entidades parceiras. Valdete dos Santos Araújo também proferiu um discurso, parabenizando os 50 anos da ABES-AM e reforçando a importância do evento para a busca pela universalização do saneamento básico e a preservação ambiental na Amazônia.
Após a cerimônia de abertura, o Seminário teve continuidade com a realização de quatro paineis temáticos:
- Painel I: Abastecimento de água e esgotamento sanitário, com moderação de Arlindo Sales Pinto, Engenheiro Civil com mais de 30 anos de experiência e ex-presidente da ABES-AM. O painel abordou temas como os impactos da seca extrema no abastecimento de água no estado, o programa “Trata Bem Manaus” e o caminho para a universalização do esgotamento sanitário na capital, a privatização dos serviços de água e esgoto em Manaus sob a perspectiva da regulação, e os programas, planos e projetos de saneamento básico no Amazonas, incluindo o novo marco legal do setor.
- Painel II: Resíduos sólidos, drenagem urbana e recursos hídricos, moderado por Josilene Monteiro Jeffres, Bióloga e especialista em Gestão Ambiental e Resíduos Sólidos. O painel debateu o panorama da destinação final dos resíduos sólidos no Amazonas, os materiais geossintéticos e sua aplicação em aterros sanitários e estações de tratamento, as mudanças climáticas e a crise hídrica na Amazônia, e os produtos sustentáveis para aproveitamento de água da chuva, reservação e tratamento de efluentes domésticos.
- Painel III: Políticas públicas, Gestão, Regulação e Educação, sob a moderação de Etianne Monteiro Braga, Engenheira Civil e professora universitária na área de Recursos Hídricos. O painel discutiu o Fórum permanente de políticas públicas do CREA-AM e o envolvimento da sociedade, as políticas para o saneamento e meio ambiente de Manaus no contexto das mudanças climáticas, o saneamento básico no Amazonas e a importância do Fórum Estadual para o debate e implementação de ações e projetos, e o ensino e pesquisa sobre gestão e regulação de recursos hídricos no âmbito do ProfÁgua, com seus resultados e perspectivas.
- Painel IV: Meio Ambiente, Saúde Pública e Saneamento Rural, com moderação de Elionara Pereira Nascimento da Silva, Engenheira Civil e Gerente de Contratos e Projetos. O painel abordou o Amazonas em sua trajetória rumo à COP 30, apresentando propostas e perspectivas, a Selva e a rede de monitoramento da poluição do ar no Amazonas, e a atuação do UNICEF no saneamento rural, com foco em água, saneamento e higiene.
O Seminário contou com o apoio de diversas instituições, como a Águas de Manaus (Grupo Aegea), a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM), o Governo do Estado do Amazonas, a Companhia de Saneamento do Amazonas (COSAMA), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (SEDURB), a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), a Prefeitura Municipal de Manaus (PMM), a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (AGEMAN), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (CREA-AM), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), a Acqualimp, a AzulPack TechGround, a Associação Amazonense dos Municípios (AAM), a Universidade da Água, o Instituto das Águas, a Rios D’Amazon e a PRENGE.
A ABES-AM, uma entidade sem fins lucrativos com mais de 50 anos de atuação no Amazonas, tem como missão promover atividades técnico-científicas, político-institucionais e de gestão que contribuam para o desenvolvimento do saneamento ambiental, visando à melhoria da saúde, do meio ambiente e da qualidade de vida da população. Após o Seminário, a ABES-AM pretende dar continuidade aos debates sobre os temas abordados, buscando a implementação de ações e projetos que promovam o desenvolvimento sustentável do estado.
Informações adicionais sobre a programação completa e os palestrantes podem ser encontradas no site da Sympla.