As fraudes em ligações de água comprometem a regularidade do fornecimento
Contatus Comunicação -
Na campanha de conscientização, além de ressaltar que furto de água é crime, a concessionária lembra que essa prática ilegal gera prejuízo.
As fraudes em ligações de água, popularmente chamadas de “gatos de água”, comprometem a regularidade do fornecimento, afetando a eficiência e a qualidade do serviço, além de gerar prejuízos para toda a comunidade. Para alertar sobre essa prática irregular, enquadrada como crime conforme o artigo 155 do Código Penal no Brasil, a BRK em Cachoeiro de Itapemirim realiza a campanha “Água sem fraude, meu povo!”.
Na campanha de conscientização, além de ressaltar que furto de água é crime, a concessionária lembra que essa prática ilegal gera prejuízo. “A execução de fraudes (‘gatos’) e ligações irregulares geram vazamentos nas tubulações, com desperdício de água, pois são feitas de forma improvisada. As fraudes também prejudicam os níveis dos reservatórios, necessários para assegurar o abastecimento sem risco de intermitências, e prejudicam o funcionamento do sistema de distribuição principalmente em regiões mais altas, por exemplo. Por isso, combater as fraudes significa diminuir o desperdício e ter mais disponibilidade de água para toda a população”, explica Flávio Galindo, gerente Comercial da BRK em Cachoeiro de Itapemirim.
O cliente, sempre que notar qualquer ação suspeita de interferência direta em ligações e/ou cavaletes do sistema de entrada de água de um imóvel, ou até mesmo caso seja lhe oferecido algum “serviço” que proponha uma ligação clandestina, pode procurar os canais de atendimento da BRK e fazer a denúncia de forma anônima.