Inovação tecnológica é aliada do saneamento para diminuir os impactos das mudanças climáticas
Imprensa ABES -
Considerado o Oscar do Saneamento o PNQS, promovido pela ABES, está na 27ª edição e reunirá 26 empresas e 67 casos de sucesso
Entre os dias 2 e 4 de dezembro, o Rio de Janeiro será o centro das discussões sobre o futuro do saneamento ambientalmente sustentável, com a realização do Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS) 2024. Promovido pela ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental), o evento destaca temas essenciais como inovação tecnológica e sustentabilidade ambiental, trazendo soluções práticas para os desafios do setor na busca pela universalização do saneamento, na mitigação dos impactos das mudanças climáticas e na gestão eficiente e sustentável dos recursos naturais e hídricos.
Com uma programação que reúne especialistas, líderes do setor e representantes de empresas inovadoras, o PNQS 2024 apresentará soluções práticas e visionárias para impulsionar a sustentabilidade no saneamento. A integração de tecnologias de ponta, como sistemas de monitoramento remoto e inteligência artificial, será discutida como ferramenta para ampliar a eficiência operacional e reduzir perdas de água, enquanto a economia circular surge como alternativa essencial para reaproveitamento de resíduos e redução de impactos ambientais.
"Estamos em um momento decisivo em que soluções inovadoras não apenas impulsionam a eficiência operacional, mas também nos aproximam das metas de universalização do saneamento e de um futuro mais sustentável ", afirma Marcel Costa Sanches, presidente nacional da ABES.
Um dos destaques do evento será a apresentação de cases de sucesso nacionais e internacionais, incluindo iniciativas de reutilização de água em processos industriais, geração de energia a partir de biogás e projetos que integram comunidades na cadeia de valor do saneamento. Além disso, painéis técnicos abordarão como a regulamentação pode incentivar modelos de negócio.
O PNQS 2024 reforça o papel estratégico da ABES em liderar debates sobre inovação e sustentabilidade, em um momento em que o saneamento universal e ambientalmente responsável está no centro das prioridades do país. Com soluções inovadoras e compromissos sustentáveis, o setor avança para atender às metas de desenvolvimento sustentável e garantir qualidade de vida para a população.
Sobre o PNQS
O Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS) é uma iniciativa da ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) que reconhece as melhores práticas e iniciativas inovadoras no setor de saneamento. Em sua 27ª edição, o evento reúne 26 empresas e 67 casos de sucesso que disputarão as três categorias de premiação entre os dias 2 e 4 de dezembro, no hotel Fairmont, em Copacabana Rio de Janeiro.
As principais categorias do PNQS 2024 são:
1. AMEGSA (As Melhores em Gestão de Saneamento Ambiental): Esta categoria celebra a excelência na gestão de saneamento ambiental, avaliando a maturidade da gestão ESG (Environmental, Social, and Governance) das organizações, impulsionando melhorias contínuas.
2. SQF (Selo de Qualidade Fornecedores): Destinada a reconhecer fornecedores do setor que demonstram qualidade e compromisso com práticas sustentáveis.
Além dessas, o PNQS também destaca os "Cases de Sucesso" nas seguintes subcategorias:
• IGS (Inovação na Gestão em Saneamento Ambiental): Foca em práticas inovadoras que aprimoram a gestão no setor.
• PEOS (Eficiência Operacional em Saneamento): Reconhece iniciativas que melhoram a eficiência operacional das empresas.
• PGA (Gestão de Ativos no Saneamento Ambiental): Premia programas de gestão de ativos de infraestrutura operacional exitosos, que foram implantados ou aprimorados, conferindo-lhes novo patamar de desempenho ao longo dos últimos três anos.
Nesta edição, 30 organizações, incluindo operadores, áreas de apoio e fornecedores, foram avaliadas e reconhecidas em várias regiões do Brasil. Entre os premiados, destacam-se:
• Selo SQF ESG Nível B – 125 pontos: Troféu Quíron SQF ESG Cobre: Agência Reguladora de Saneamento do RS (AGESAN) e Zigurate Manutenção Suzano.
• AMEGSA ESG Nível B – 125 pontos (Operadora e Apoio): Troféu Quíron ESG Cobre: São Simão Saneamento Ambiental (operadora) e Sabesp – Superintendência de Engenharia Ambiental (apoio).
• AMEGSA ESG Nível I – 250 pontos: Troféu Quíron ESG Bronze: SABESP (Capivari Jundiaí), SAMAR (Araçatuba), AEGEA (Campo Verde e Águas do Rio), SANEAGO (Distrito de Luziânia e Gerência Regional de Inhumas).
• AMEGSA ESG Nível II – 500 pontos (Operadora e Apoio): Troféu Quíron ESG Ouro (operadora): SANASA, SABESP OP Itapetininga – Alto Paranapanema. Troféu Quíron ESG Prata (operadora): SANEAGO (Distrito de Inhumas e Distrito de Planaltina).
• AMEGSA Nível III – 1000 pontos: Troféu Quíron ESG Diamante: SABESP ON (Norte), AEGEA (Guariroba), Grupo Águas do Brasil (Juturnaíba e Niterói). Troféu Quíron ESG Platina: SABESP OC – Superintendência Centro.
Destaque em Gestão "Excelência ESG" – Águas de Cuiabá
Imprensa ABES <imprensa@abes-dn.org.br>