Projeto promove o plantio de mudas nativas para garantia da segurança hídrica da bacia do Rio Camanducaia
GBR Comunicação -
Iniciativa promoveu o plantio de mudas nativas em Amparo (SP) e sensibilizou pessoas sobre a importância da preservação ambiental.
No último sábado (30), o projeto Plantar Vida mobilizou um grupo de voluntários para uma ação transformadora no município de Amparo (SP). Antecipando o Dia do Voluntariado, celebrado em 5 de dezembro, o evento foi realizado na Fazenda Castelo, no Jardim Brasil, e promoveu o plantio de mudas nativas, reforçando o objetivo principal do projeto, voltado ao reflorestamento de Áreas de Preservação Permanentes (APPs) para garantia da segurança hídrica da bacia do Rio Camanducaia.
Além de ajudar a preservar a qualidade e a quantidade da água da bacia, o projeto Plantar Vida contribui para o enfrentamento de desafios climáticos futuros, a ampliação da biodiversidade e a recuperação áreas desmatadas, promovendo benefícios diretos ao meio ambiente e às comunidades locais.
Compromisso sustentável em ação
Os proprietários da Fazenda Castelo, Júlia Aranha e Antônio Cavalcanti, destacaram a relevância da iniciativa para a região e para os produtores rurais. "Soubemos do projeto de reflorestamento, mas não tínhamos ideia de como colocá-lo em prática. Entendendo mais sobre a iniciativa, percebemos que havia interesses comuns: restaurar um espaço antes destinado à pastagem. Isso nos fez refletir como seres que habitam este mundo. O projeto não apenas agregou valor à terra, mas também ao nosso trabalho com o hotel e creche para pets, permitindo oferecer uma experiência mais natural para os animais. Agora, temos um ambiente que promove o bem-estar dos cães de maneira sustentável”.
Júlia ressaltou o impacto ambiental e a importância do projeto para o futuro de Amparo (SP): "Este projeto tem uma beleza e relevância enormes, especialmente para quem conhece a cidade desde sempre, como eu. Cresci aqui, onde havia cachoeiras que hoje estão secando. Nosso mundo está gritando por socorro, e precisamos agir. Não é necessário destruir florestas para gerar renda".
Andressa de Arruda Sales, analista de transportes e voluntária, também compartilhou sua experiência: "Foi emocionante participar. No dia a dia, com a correria, acabamos nos afastando da natureza e esquecendo da sua importância. Entender como as bacias hídricas funcionam e o papel essencial das árvores no ciclo da água foi transformador. Pequenas ações como essa fazem a diferença”.
Camila Andrelina de Sá, especialista de projetos, reforçou a importância da conscientização: "Este projeto é sobre plantar vidas e deixar um legado. Aprendi muito sobre a preservação ambiental e percebi o quanto podemos colaborar para um mundo melhor. Sem consciência ambiental, não conseguimos construir um futuro sustentável”.
Chamado aos proprietários rurais
Desde julho o projeto tem buscado novos parceiros donos de terras rurais que desejem aderir ao projeto de restauração ambiental. Os proprietários terão as Áreas de Preservação Permanente (APP) restauradas, recebendo insumos, mudas, plantio e manutenção durante 12 meses. Além disso, terão o suporte que inclui acompanhamento por dois anos.
O projeto prevê o plantio de 25 mil mudas, abrangendo 16 hectares, com base em em um mapeamento detalhado de áreas com déficit de mata nativa em uma região de 670 km², realizado em 2022 e 2023. O objetivo é expandir a iniciativa para outras cidades do entorno, como Monte Alegre do Sul, Pinhalzinho, Socorro e Toledo.
A iniciativa é resultado de uma parceria entre o H2A Hub Agroambiental, o Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) e conta com o apoio da Ypê.
Além de recuperar a vegetação nativa e mitigar os riscos climáticos, o projeto Plantar Vida promove um legado que beneficia o meio ambiente, os produtores rurais e toda a sociedade, consolidando a sustentabilidade como um pilar essencial para o futuro.
Proprietários rurais interessados em participar podem acessar mais informações no site: Link.
GBR Comunicacao (elder.magalhaes@gbr.com.br)