Prêmio Eco anuncia a eureciclo como vencedora da edição 2024

Prêmio Eco 2024 reconhece iniciativas sustentáveis e o papel de destaque positivo da eureciclo na cadeia de reciclagem


O Prêmio Eco anunciou a eureciclo, negócio de impacto socioambiental que junto às empresas e sociedade estrutura a cadeia de reciclagem e transforma a vida das pessoas, como vencedora da edição 2024. Um dos mais importantes reconhecimentos voltado para as melhores práticas e iniciativas de sustentabilidade no setor privado, o Prêmio é concedido pela Amcham Brasil (Câmara Americana de Comércio), há mais de 40 anos, o prêmio destaca as empresas na vanguarda da transformação sustentável por processos, produtos e serviços. Pela segunda vez, em menos de três anos, a eureciclo foi reconhecida pela contribuição significativa no desenvolvimento de soluções que promovem a economia circular e a agenda sustentável no país.

Como um dos principais destaques em 2024, a eureciclo foi reconhecida por sua atuação em parceria com a Rede Sul e Coopercaps na gestão e patrocínio ao programa de inclusão socioambiental RedeTransforma,com foco no incremento de geração de renda e profissionalização dos catadores individuais que atuam com reciclagem, e que promove condições seguras e saudáveis de trabalho, além de formalização profissional da categoria. Com suporte da eureciclo, no último ano foram mais 94 catadores individuais aderentes ao programa, e o montante financeiro relativo à comercialização da massa de 1.593 toneladas coletadas, tratadas e processadas desde o início do programa, em 2023 somam incríveis R$2,8 milhões de reais que foram repassados aos catadores individuais. 

O trabalho de integração das cooperativas de recicladores e o apoio à logística reversa tem sido fundamental para estruturar e aumentar as taxas de reciclagem no Brasil e fortalecer a economia circular. “Receber o Prêmio Eco é uma grande honra para nós da eureciclo, principalmente porque reflete o nosso compromisso com a cadeia sustentável por meio da logística reversa, com soluções que garantem o fortalecimento da cadeia produtiva e o apoio a catadores com condições seguras de trabalho e o foco na geração de renda”, afirma Marcos Matos, CEO da eureciclo.

“A parceria formada apresenta uma mudança de modelo e aplicações que faz todo sentido quando levamos a questão social ao pé da letra. Isso possibilitou um raio maior de ação aos catadores e temos hoje mais de 100 profissionais que entregam resíduos ao programa. A ideia é que o projeto seja expandido e que essa seguridade possa garantir aos catadores algo que eles desconheciam: o crédito de logística reversa, essa renda acessória que é de direito a categoria. É magnífico o que realizamos nesses últimos dois anos e os futuros também", analisa Marcos Nascimento, diretor da Rede Sul, idealizadora do Rede Transforma com a eureciclo e Coopercaps.

A cerimônia, realizada em 3 de dezembro (São Paulo), premiou 22 empresas líderes no campo sustentável. Com mais de quatro décadas de prestígio e história, o Prêmio Eco identifica e premia práticas inovadoras e de impacto positivo ao meio ambiente e à sociedade como um todo. Neste ano, o evento contou com uma nova categoria: a seção "Lideranças Eco", que reconhece empresas cujas lideranças promovem práticas sustentáveis de destaque na governança administrativa, com o objetivo de gerar mudanças significativas nas operações e contribuir à formação de um futuro socialmente mais equânime.

Karoliny Gouveia Sabino (karoliny.gouveia@inpresspni.com.br)    

Publicidade