Segundo dia do Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento 2024
ABES -
Palestras, compartilhamento de experiências empresariais e anúncio dos cases vencedores foram destaque nesta terça-feira (3)
O segundo dia do Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS) 2024 trouxe para os participantes uma programação intensa, iniciada pela palestra “Future Proof: A Água em um Mundo em Transformação”, ministrada pela futurista Daniela Klaiman, que abordou reflexões impactantes sobre o futuro da água e os desafios globais que moldarão os próximos anos.
A bióloga Daniela Gerdenits apresentou a palestra magna “Legado das Águas”, dividindo com a audiência a experiência de preservação e sustentabilidade da Reserva Legado das Águas Votorantim, um dos maiores remanescentes de Mata Atlântica contínua do país, aliando negócios que geram riqueza e valor compartilhado e a gestão dos ativos ambientais.
Ainda na parte da manhã, o painel “Pessoas e Processos” reuniu representantes de empresas participantes para compartilhar as melhores práticas e experiências de suas unidades. A SABESP trouxe processos internos através da Superintendência de Engenharia Ambiental e equipes de alto desempenho pela Superintendência Alto Paranapanema. O desempenho das equipes também foi tema da SANEAGO – Distrito de Planaltina.
Desenvolvimento de lideranças foi o assunto da AEGEA – Águas Guariroba e a Zigurate Manutenção Suzano tratou da estruturação e composição de equipes. Já a SAMAR – Soluções Ambientais de Araçatuba falou sobre o desenvolvimento de competências das pessoas.
Processos de fornecimento foram destacados pela a Aegea Regional 2 Espírito Santo e pela DESO GTRF – Gerência de Topografia e Regularização. O Grupo Águas do Brasil também falou sobre processos, representado pela Concessionária Águas de Niterói.
À tarde, o painel “Liderança e Estratégia” foi uma nova oportunidade para que as empresas participantes pudessem compartilhar suas experiências. A Concessionária Águas de Juturnaíba do Grupo Águas do Brasil, a São Simão Saneamento Ambiental, do Grupo Orbis, e a AGESAN – Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento do Rio Grande do Sul trouxeram o tema da governança.
A Saneago, representada pela Gerência Regional Inhumas e pela Superintendência Regional de Operações do Interior, a AEGEA RJ – Águas do Rio e a SABESP OC – Superintendência Centro falaram sobre estratégias sustentáveis.
O painel “Missão de Estudos Internacionais” reuniu os participantes da Missão de Estudos Califórnia e WEFTEC para uma discussão em torno da missão internacional de estudos que reuniu na Califórnia representantes de empresas como Sanasa, Águas de Juturnaíba, Saneago e Sabesp. A iniciativa, que integra a academia de liderança da ABES, teve como foco o desenvolvimento de lideranças, a ampliação do conhecimento e a aplicação prática de tendências globais em saneamento para o Brasil.
Foram também apresentadas as novidades para o ciclo 2025, como a inclusão das novas categorias “Excelência Regulação” e “Excelência Startups”. Dentro da categoria IGS, entrarão experiências em comunicação, segurança de informações, financeiro e suprimentos. Já na categoria PEOS, será adicionada a descarbonização. Entre os anúncios, há ainda o novo curso “Liderança Essencial para Gestores”, a publicação de um folder resumido com os critérios do prêmio, a simplificação dos processos SINP, descontos para elegibilidade antecipada e reformulação do site do PNQS.
Fechando a programação do dia, foram anunciados os cases finalistas desta edição. Na categoria IGS (Inovação da Gestão em Saneamento Ambiental), concorrem 12 cases. Dez cases disputam a categoria PEOS (Prêmio da Eficiência Operacional em Saneamento Ambiental) e cinco cases concorrem na categoria PGA (Prêmio da Gestão de Ativos no Saneamento Ambiental). Os vencedores serão conhecidos na premiação final, na noite de 4 de dezembro.
Sobre o PNQS
O PNQS é reconhecido como uma das mais importantes premiações de qualidade em saneamento no Brasil, destacando empresas e iniciativas que se sobressaem em gestão, inovação e sustentabilidade. A edição de 2024 reforça o compromisso da ABES em promover a excelência no setor, incentivando a troca de experiências e a implementação de práticas que contribuam para a universalização e a melhoria dos serviços de saneamento no país.