Cerimônia de premiação do Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento 2024
ABES -
Principais empresas públicas e privadas do setor tiveram experiências e boas práticas reconhecidas pela premiação
A cerimônia de premiação do Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS) 2024 aconteceu na noite desta quarta-feira, no hotel Fairmont Copacabana. O evento reuniu as principais empresas públicas e privadas do setor de saneamento, assim como seus principais fornecedores, para destacar as melhores experiências e práticas na busca pela universalização do saneamento, na mitigação dos impactos das mudanças climáticas e na gestão eficiente e sustentável dos recursos naturais e hídricos.
Conhecido como o “Oscar do Saneamento”, o PNQS é promovido pela ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental). Ao longo dos três dias, os painéis apresentaram temas essenciais como inovação tecnológica e sustentabilidade ambiental, governança, liderança empresarial, excelência na gestão, evolução de processos e estratégias sustentáveis, entre outros.
Durante a cerimônia de premiação, Samanta Souza, coordenadora do CNQA e Diretora de Relações Institucionais da Sabesp, celebrou a 27ª edição do prêmio. Ela destacou a trajetória das organizações ao longo dos últimos sete meses, incluindo treinamentos e avaliações feitas por especialistas. Samanta compartilhou sua experiência como coordenadora do Comitê desde março de 2021, ressaltando os desafios enfrentados, especialmente a atração de mais participantes em um contexto de mudanças trazidas pelo novo Marco Legal do Saneamento. “Há, neste momento, uma necessidade de integração sólida entre os setores público e privado para a evolução do setor e o alcance das metas de universalização do saneamento até 2033”, afirmou.
Marcel Costa Sanches, presidente nacional da ABES, destacou a importância do PNQS 2024 como um espaço de apoio e discussão estratégica para o setor de saneamento. Ele enfatizou a celebração das melhores práticas de gestão e o orgulho em reconhecer as empresas que se dedicam à avaliação e busca pela excelência. Marcel agradeceu à equipe da ABES e aos diretores pelo suporte na organização do evento, mencionando a relevância do trabalho conjunto para enfrentar os desafios do saneamento no Brasil.“Neste ano, temos cerca de 30 candidatas que passaram por um rigoroso processo de avaliação, mostrando que o compromisso com a excelência no saneamento é uma realidade”, concluiu.
Nesta edição, 30 organizações, incluindo operadores, áreas de apoio e fornecedores, foram avaliadas e reconhecidas em várias regiões do Brasil. As vencedoras foram:
Selo SQF ESG Nível B – 125 pontos
- ?Troféu Quíron SQF ESG Cobre: Agência Reguladora de Saneamento do RS (AGESAN) e Zigurate Manutenção Suzano.
AMEGSA ESG Nível B – 125 pontos (Operadora e Apoio)
- ?Troféu Quíron ESG Cobre: São Simão Saneamento Ambiental (operadora) e Sabesp – Superintendência de Engenharia Ambiental (apoio)
AMEGSA ESG Nível I – 250 pontos
- ?Troféu Quíron ESG Bronze: SABESP (Capivari Jundiaí), SAMAR (Araçatuba), AEGEA (Campo verde e Águas do Rio), SANEAGO (Distrito de Luiziâna e Gerênca Regional de Inhumas).
- Destaques em Gestão: IGUÁ Rio, Aegea Regional Espírito Santo, SANEAGO Superintendência de Operações do Interior
AMEGSA Nível I – 250 pontos (Apoio)
- ?Destaque em Gestão “Compromisso com a Excelência ESG”: DESO GTRF – Gerência de Topografia e Regularização
AMEGSA ESG Nível II – 500 pontos (Operadora e Apoio)
- ?Troféu Quíron ESG Ouro (operadora): SANASA, SABESP OP Itapetinga – Alto Paranapanema
- Troféu Quíron ESG Prata (operadora): SANEAGO (Distrito de Inhumas e Distrito de Planaltina)
- ?Destaque em Gestão “Rumo à Excelência ESG” (operadora): SANEAGO – Distrito de Uruaçu
- ?Troféu Quíron ESG “Ouro” (apoio): DESO GCVQ – Gerência de Controle e Vigilância da Qualidade
AMEGSA Nível III – 1000 pontos
- ?Troféu Quíron ESG Diamante: SABESP ON (Norte), AEGEA (Guariroba), Grupo Águas do Brasil (Juturnaíba e Niteroí)
- ?Troféu Quíron ESG Platina: SABESP OC – Superintendência Centro
- Destaque em Gestão: IGUÁ – Águas de Cuiabá
O PNQS também premiou Cases de Sucesso nas seguintes subcategorias:
- IGS (Inovação da Gestão em Saneamento Ambiental)
Pessoas – “Sugestões UNOE: inovações para excelência em gestão”, COPASA/UNOE – Companhia de Saneamento de Minas Gerais
ESG – “Jornada para eficiência: o inventário de GEE da Iguá”, Iguá Saneamento S.A.
Inteligência Artificial – “Operação de Esgoto 4.0”, SABESP OCOE – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo
Gestão Avançada – “Monitoramento do apetite a riscos – diferencial estratégico”, COPASA SPCP – Companhia de Saneamento de Minas Gerais,
- PEOS (Prêmio da Eficiência Operacional em Saneamento Ambiental)
Operações de Água – “Automação no Monitoramento Hidrobiológico da Água – FLOWCAM, SABESP OARS – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo
Perdas – “Pesquisa de vazamentos não visíveis para redução de perdas”, SANASA – Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A
Operações de Esgoto e Lodos – “Filtração de Efluentes: Mais Barato que Coar um Café”, SABESP OP – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo
- PGA (Prêmio da Gestão de Ativos no Saneamento Ambiental)
Plantas e Redes – “Nivelamento de Poços de Visita e de Inspeção na SABESP”, SABESP OLMQ – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo
Processos do Ciclo de Vida – “Gestão colaborativa de patrimônio”, CAESB – Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal
Para este ciclo, o PNQS realizou avaliações de forma presencial, contando com 71 examinadores voluntários de todas as regiões do país. Receberam o troféu Examinador Destaque: Celia Yurikô Pereira de Souza, Douglas da Cruz Santos, Diego Santana e Daiane Donizeti Rabelo.
A Medalha Quíron, criada para homenagear pessoas que se destacaram no saneamento ambiental com participação decisiva na promoção, inovação, implementação e aperfeiçoamento na gestão da qualidade, foi entregue para Natália Resende, secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo.
PNQS 2024
O Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS) 2024, promovido pela ABES, foi realizado ao longo de três dias intensos (de 2 a 4 de dezembro), reunindo líderes, especialistas e profissionais do setor para discutir os principais desafios e oportunidades no caminho para a universalização do saneamento básico no Brasil.
Ao longo de 27 edições, o PNQS avaliou a excelência da gestão de 845 organizações, sendo 441 reconhecidas como vencedoras do troféu Quíron e 190 reconhecidas como destaques em gestão.
Com palestras, painéis e premiações, o evento se consolidou como um marco de troca de experiências e impulsionador de soluções inovadoras. O PNQS reforça o papel da ABES como catalisador de debates e inovações no saneamento, promovendo a colaboração entre diferentes agentes para transformar o setor.
As discussões deste ano destacaram a necessidade de um esforço conjunto, com soluções práticas e sustentáveis para alcançar a universalização de forma eficiente e equitativa.
“Com grande sucesso, o PNQS 2024 reafirmou sua relevância como o principal evento do setor de saneamento no Brasil, unindo tecnologia, sustentabilidade e inclusão para moldar o futuro do saneamento básico no país”, afirmou Marcel Costa Sanches, presidente nacional da ABES.