SPIC Brasil investiu R$ 1,2 bilhão na modernização da Usina Hidrelétrica São Simão

Testes já foram conduzidos nas comportas modernizadas e nas unidades hidráulicas, aumentando a eficiência e a confiabilidade da UHE São Simão


A SPIC Brasil investiu R$ 1,2 bilhão na modernização da Usina Hidrelétrica (UHE) São Simão e entregou mais uma etapa recentemente com o novo vertedouro, que foi finalizado com cerca de 40 dias de antecedência em relação ao cronograma do projeto. Sob responsabilidade da Andritz, as obras foram entregues em novembro e aumentam a eficiência e confiabilidade da usina para operar por mais 30 anos.

A modernização do vertedouro (estrutura hidráulica que tem como função controlar o fluxo de água dos reservatórios), não só aumentou a vida útil das comportas radiais reformadas e modernizadas, como também aprimorou a segurança operacional do equipamento e da tomada d’água. As melhorias incluíram a instalação de unidades hidráulicas adicionais e redundantes, além de avançados sistemas digitais de supervisão e controle, que garantem maior eficiência e confiabilidade no funcionamento.

Um dos pontos de destaque da modernização é que os projetos foram desenvolvidos utilizando a metodologia BIM (Modelagem da Informação da Construção), que é um diferencial inovador em modernizações de usinas hidrelétricas, processo que permite maior eficiência nas análises de engenharia e no planejamento executivo.

Modernização da UHE São Simão foi um sucesso, diz SPIC

A conclusão antecipada foi possível graças a uma série de fatores estratégicos, como a experiência obtida com a modernização das primeiras comportas, o rigor na segurança dos trabalhadores e o compromisso com a sustentabilidade ambiental, priorizando a prevenção. Além disso, a gestão proativa no planejamento, controle de qualidade, fornecimento de materiais e fiscalização de campo foram fundamentais para o sucesso do projeto.

O Pacote 3 foi concluído sem registro de acidentes, fato ainda mais notável considerando o alto volume de atividades realizadas e o nível de complexidade envolvido. A modernização das comportas radiais do vertedouro incluiu operações críticas, como trabalhos em altura, içamento de cargas e montagem e desmontagem de andaimes. Esse resultado reflete o compromisso com protocolos rigorosos de segurança e a eficácia das medidas preventivas implementadas durante a obra.

No total, a modernização da UHE São Simão está dividida em sete pacotes, com cinco em andamento ou já concluídos, e outros dois previstos para iniciar no próximo ano. Até o momento, fazem parte dos fornecedores da obra a Gevisa (Pacote 1), WEG (Pacote 2), Andritz (Pacote 3), Tractebel (Pacote 4) e consórcio GE/Powerchina (Pacote 5).

Publicidade