Oito associações nacionais assinaram um protocolo de intenções para criar a Rede de Integridade da Infraestrutura
Abcon Sindcon -
Cocriadora da rede, a ABCON SINDCON foi representada no evento por sua diretora-executiva, Christianne Dias.
Com uma cerimônia realizada no dia 10.12, oito associações nacionais assinaram um protocolo de intenções para criar a Rede de Integridade da Infraestrutura, um fórum permanente de defesa da integridade, ética e boas práticas nesse setor. Cocriadora da rede, a ABCON SINDCON foi representada no evento por sua diretora-executiva, Christianne Dias.
A Rede nasce com o propósito de realizar fóruns mensais com seus associados. “Com essa iniciativa, formalizamos um movimento em defesa da ética que já acontece há muito tempo. O fórum será fundamental para trocarmos experiências e bons exemplos a serem replicados, a partir da interação entre setores comprometidos com essa ideia”, enfatizou Christianne.
Ela relatou na cerimônia de assinatura do protocolo que o tema da ´integridade´ é levado muito a sério na ABCON SINDCON. A entidade conta com várias ferramentas e procedimentos internos para garantir esse aspecto, tais como o programa de compliance, canais de denúncia e de diálogo com associados e a sociedade em geral.
Além da ABCON SINDCON, assinaram o protocolo a ABCR (Associação Brasileira de Concessionários de Rodovias), que articulou a proposta, a ABR (Aeroportos do Brasil), a ABTP (Associação Brasileira dos Terminais Portuários), a Aneor (Associação Nacional das Empresas de Obras Rodoviárias), a ANPTrilhos (Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos), a ANTF (Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários) e o MoveInfra.
Além dessas entidades, estiveram presentes na cerimônia de assinatura o Ministério dos Transportes, o Ministério de Portos e Aeroportos e a CGU (Controladoria-Geral da União).