6º Seminário Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade

O terceiro e último encontro da 6ª edição do Seminário Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade seguiu a todo o vapor com grandes discussões


Terceiro dia do encontro – uma realização da AESabesp, da Asec Cetesb e da ABES-SP – abordou os temas “Soluções sustentáveis para o futuro das cidades, com foco em inovação e sustentabilidade”, e “ESG, Economia Circular e sustentabilidade: Importância da colaboração entre governos, empresas e sociedade”

O terceiro e último encontro da 6ª edição do Seminário Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade seguiu a todo o vapor com grandes discussões nesta quinta-feira, 12 de dezembro. Sob moderação do engenheiro civil, Daniel Kuchida, o dia começou com o Painel III, “Soluções sustentáveis para o futuro das cidades, com foco em inovação e sustentabilidade”. 

Alex Abiko, professor na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), abriu a sequência de palestras abordando o “Futuro das cidades sustentáveis”, seguido por José Luiz Tomita, especialista em compostagem e diretor na Seimei Consultoria Ambiental, que representou a empresa Resix na palestra “Compostagem, gestão de resíduos orgânicos e bioeconomia com formação de valor de subprodutos”.

Integrando o time de palestrantes, Ana Lucia Szajubok, gerente do Departamento de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), discutiu “Ações sustentáveis do saneamento na agenda climática global”.

Margarida Sartori, gerente de Laboratório Instrumental da Oceanus, e Maurício Marques, especialista de produtos em LCMS da Agilent Technologies, palestraram sobre “PFAS/PFOS o lado analítico da questão, avanços e inovações das técnicas”.

Mesa-redonda 

À tarde, a última mesa-redonda desta edição – “ESG, Economia Circular e sustentabilidade: Importância da colaboração entre governos, empresas e sociedade” – contou com participação remota de três importantes especialistas. 

A engenheira florestal Bárbara Ferreira, do Instituto Amazônia 4.0, abriu a mesa com a palestra “Laboratórios Criativos na Amazônia: Transformando insumos amazônicos em produtos de alto valor agregado por meio de bioindústrias e capacitação de comunidades locais”. Fabiano de Paula Porto, do Instituto Regeneração Global, ministrou a palestra “Importância das redes colaborativas para projetos em ESG e economia circular – cases de sucesso”. Encerrando a mesa, Fátima Marinho, coordenadora do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), palestrou sobre “Mudanças climáticas e seus impactos nas doenças emergentes e reemergentes”.

Esta edição foi uma realização da Associação dos Engenheiros da Sabesp (AESabesp), da Associação dos Engenheiros e Especialistas da Cetesb e do Meio Ambiente (Asec Cetesb) e da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção São Paulo (ABES-SP). Durante três dias – de 10 a 12 de dezembro – o evento reuniu especialistas, acadêmicos e demais profissionais do setor no Auditório Van Acker da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), com transmissão pelo YouTube.

O seminário teve como apoiadores a Cetesb, a AIDIS – Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental, a Saneas Online, o Portal Tratamento de Água e a Hidroplan.

Assista ao terceiro dia do evento na íntegra no canal da AESabesp no YouTube (clique aqui).

Veja a playlist completa aqui.

 

Publicidade