Aegea assina contrato de concessão dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário nos municípios do Piauí
Edelman SP -
O contrato da nova operação prevê mais de R$ 8,5 bilhões em investimentos ao longo de 35 anos e contempla a universalização dos serviços em 224 munícipios
A Aegea assinou o contrato de concessão plena dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, nos 224 municípios do estado do Piauí, incluindo a zona rural do Estado.
A nova unidade de negócio da Aegea beneficiará cerca de 1,85 milhão de piauienses e estão previstos investimentos de mais de R$ 8,5 bilhões nos 35 anos de contrato. Além do abastecimento de água, ainda está contemplada coleta, transporte, tratamento e disposição final do esgotamento sanitário, e a execução de obras de infraestrutura, melhorias, manutenção e operação dos sistemas, em atendimento às metas do Novo Marco Legal do Saneamento.
A Aegea acredita que a inclusão sanitária, pilar fundamental para garantir o direito humano ao saneamento, é vital para o acesso universal à água tratada e à coleta e tratamento de esgoto. Nesse contexto, a Tarifa Social desempenha um papel essencial como instrumento de inclusão, ao assegurar que o valor da conta se ajuste ao orçamento familiar. Essa medida reforça o compromisso da Companhia em tornar o saneamento – um serviço básico e essencial, acessível a todos.