SHEIN adota tecnologia que consome menos água e energia em comparação com outros métodos para a fabricação de jeans
Fleishman -
Em 2024, a empresa produziu cerca de 380.000 peças com o método Cool Transfer Denin Printing, economizando mais de 10.000 toneladas de água
A SHEIN, varejista global de moda, beleza e lifestyle, aumentou a adoção de uma tecnologia que consome menos água e energia em comparação com outros métodos tradicionais para a fabricação de jeans. Com o procedimento, conhecido como Cool Transfer Denin Printing, a SHEIN produziu cerca de 380.000 peças jeans em 2024, economizando mais de 10.000 toneladas de água em comparação com técnicas tradicionais. O número equivale a um aumento de 90% com relação à 2023, quando 200.000 peças foram produzidas com esse método inovador.
A fabricação tradicional de jeans costuma exigir muitos recursos ao consumir, por exemplo, grandes quantidades de água e energia para processos como tingimento, branqueamento e lavagem. Reconhecendo estes desafios, a SHEIN, em parceria com a NTX®, lançou o Cool Transfer Denim Printing e, desde 2022, a empresa já economizou cerca de 19.500 toneladas de água.
A iniciativa reforça os investimentos da SHEIN para inovar em toda a cadeia de abastecimento, integrando práticas de fabricação avançadas e, ao mesmo tempo, promovendo a eficiência dos recursos. Além da economia de água e energia, o processo Cool Transfer Denim Printing elimina a necessidade do contato dos trabalhadores com produtos químicos nocivos, como é o caso do cloro e da soda cáustica, utilizados nos métodos tradicionais de produção de jeans.
Processo inovador de produção de jeans e modelo sob demanda
O método Cool Transfer Denim Printing é realizado por meio de uma impressora digital, com tinta reativa para imprimir texturas, obras de arte ou padrões de jeans em um filme de transferência. Os desenhos são, por sua vez, impressos em tecido jeans branco, com equipamentos de transferência a frio, capazes de replicar os efeitos da lavagem dos jeans para produzir características como acabamentos desbotados e outros. De acordo com dados de outubro de 2023 do Bureau Veritas, este processo reduz o uso de água em 70,5% em comparação com os métodos convencionais de lavagem de jeans.
O método inovador complementa o modelo de negócios sob demanda da SHEIN. A empresa produz pequenos lotes iniciais, de 100 a 200 itens, avalia a demanda em tempo real para, somente então, produzir em grande escala. Essa abordagem garante que os fornecedores produzam o que os clientes desejam, enquanto ajuda a reduzir o excesso de estoque.
O processo Cool Transfer Denim Printing alinha-se perfeitamente com o modelo de negócios da SHEIN. Ao simplificar a fabricação de jeans e permitir a replicação precisa de designs e efeitos complexos, a tecnologia suporta tiragens de produção menores que podem ser rapidamente dimensionadas com base no interesse dos clientes.
Novas oportunidades criativas
A Cool Transfer Denim Printing também é um catalisador de criatividade e inovação. Esta tecnologia proporciona aos designers uma flexibilidade sem precedentes para produzir impressões vibrantes, complexas e altamente detalhadas que antes eram difíceis de conseguir com métodos tradicionais. Como o processo permite a replicação precisa de texturas e efeitos, as equipes de design da SHEIN encontram oportunidades ilimitadas para criarem.
Informações de imprensa:
imprensa.shein@fleishman.com.br
Gabriela Tornich (gabriela.tornich@fleishman.com.br)