Novas estações elevatórias vão bombear o esgoto para tratamento na Estação operada pela BRK

Trabalhos foram paralisados para não impactar o trânsito durante as festas de fim de ano


Cerca de treze quilômetros de implantação de rede exclusiva para coleta do esgotamento sanitário, novas estações elevatórias que vão bombear o esgoto da localidade para tratamento na Estação operada pela BRK e mais de 5.500 moradores beneficiados com mais saúde, qualidade de vida, valorização dos imóveis, educação, emprego e renda. Esses e outros benefícios são impulsionados pelos investimentos em saneamento no bairro Aroeira, em Macaé-RJ.  Após a suspensão das obras no período de festas do fim do ano, a concessionária irá retomar as atividades na próxima segunda-feira (13).

Na Rua Otto Pacheco Otto Pacheco (entre a Alzira Maria da Silva Guimarães e Alcebíades de Azevedo) está prevista a continuidade dos trabalhos para a execução de rede coletora, poço de visita (PV) e estação elevatória. Já na Rua Francisco Alves Machado (entre a Otto Pacheco e a Alcides Mourão) será implantado um PV. Não há previsão de fechamento total das vias, mas é importante que os motoristas tenham atenção redobrada à sinalização para evitar acidentes, que não sejam estacionados veículos em via pública onde haverá a circulação das equipes e máquinas, e que o embarque e desembarque de passageiros seja realizado somente em locais seguros.

Novas Estações Elevatórias

O sistema de esgotamento sanitário, geralmente, é projetado de forma que o esgoto escoe do encanamento das casas e siga, pela força da gravidade, pelas redes exclusivas. Mas, quando esse fluxo não é possível, entra em cena a Estação Elevatória (EEE), uma espécie de poço equipado com bombas instaladas no fundo, que auxiliam o transporte do esgoto do ponto mais baixo para um ponto mais elevado, até chegar na estação de tratamento de esgoto (ETE). Para garantir que o esgoto da Aroeira chegue à Estação de Tratamento Centro, intervenções serão realizadas para o funcionamento de duas dessas estruturas no bairro.

- Além das residências, a Aroeira possui uma grande variedade de comércios. Implantar toda essa estrutura de esgotamento sanitário no local vai garantir a destinação correta do efluente, protegendo o meio ambiente e impulsionando o desenvolvimento da localidade, mas é necessário que o morador também faça a sua parte, não realizando a destinação inadequada de resíduos como, papeis, plásticos e outros, dentro de vasos sanitários e pias, mas sim, dentro da lixeira - pontua o coordenador de Obras e Engenharia da BRK, Jaime Pereira

Com o projeto finalizado e em funcionamento, os proprietários dos imóveis diretamente beneficiados devem providenciar a interligação à nova rede, adequando o sistema interno, desativando a fossa domiciliar e fazendo a ligação no ponto disponibilizado pela concessionária em frente a cada casa ou comércio.

Mais saneamento

Nos últimos anos, a Aroeira, um dos bairros mais tradicionais de Macaé-RJ, tem passado por uma série de obras de saneamento que visam transformar o bairro. Isso inclui o programa de drenagem realizado na localidade pela Prefeitura, para o escoamento das águas das chuvas e o combate aos alagamentos.

Dúvidas e solicitações

Para orientar sobre os trechos em que realiza intervenções, a BRK, divulga a programação das obras de esgotamento sanitário previstas e entrega comunicados impressos aos moradores e proprietários de comércios situados nos trechos impactados.

Em caso de dúvidas e solicitações, estão disponíveis ainda os canais de relacionamento pelos telefones 0800 771 0001 e (22) 99878-0023 (Plantão Social), que recebe mensagens pelo WhatsApp, além do e-mail plantaosocialmacae@brkambiental.com.br.

Comunicacao BRK Ambiental - Macae (comunicacaobrk_macae@brkambiental.com.br)    

Publicidade