Prefeitura de Caraguatatuba inicia uma ação para investigar um possível despejo irregular de esgoto

O alerta surgiu após relatos de moradores da região, que notaram o mau cheiro nas águas do córrego que passa entre as avenidas Regina Margarete Passos


A Prefeitura de Caraguatatuba iniciou uma ação coordenada entre as secretarias de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Urbanismo e Saúde, além da parceria da Sabesp, para investigar um possível despejo irregular de esgoto no bairro Massaguaçu.

O alerta surgiu após relatos de moradores da região, que notaram o mau cheiro nas águas do córrego que passa entre as avenidas Regina Margarete Passos e Maria de Lourdes da Silva Kfouri.

Técnicos das diversas secretarias percorreram as ruas do entorno em busca de respostas para a origem do esgoto. Durante a operação, foram identificados vários locais e residências que não possuíam ligação regular à rede de esgoto da Sabesp. Além disso, algumas ligações clandestinas (gatos) foram detectadas, incluindo áreas de núcleo urbano informal, que agravam ainda mais a situação de saneamento no local.

Para reverter essa situação, os profissionais iniciaram um mapeamento detalhado das áreas afetadas, com o objetivo de identificar corretamente os pontos críticos e tomar as medidas necessárias para sanar o problema.

É importante ressaltar que a Prefeitura, em parceria com a Sabesp, está empenhada em um projeto de universalização do saneamento, que prevê a implementação de água e esgoto tratados em 100% do município, até 2029.

A ação busca resolver tanto os problemas imediatos de poluição e saúde pública, como também garantir a qualidade das águas e balneabilidade da praia da Cocanha assim como das demais praias de Caraguatatuba.

Texto: Marina Larcher

Foto: Divulgação/PMC

Publicidade