BRK por meio do programa Reinventar proporciona formação em saneamento para 110 mulheres em situação de vulnerabilidade

Inicialmente, o programa tinha foco atender principalmente mulheres refugiadas. Porém, ao longo dos anos, o público foi ampliado e hoje acolhe mulheres


A BRK, uma das maiores empresas privadas de saneamento do país, por meio do programa Reinventar, proporcionou formação profissionalizante em saneamento para 110 mulheres em situação de vulnerabilidade social ou refúgio. A iniciativa realizada desde 2020 tem como foco tornar as profissionais capazes de multiplicar os conhecimentos técnicos e socioambientais em favor da universalização dos serviços de água e esgoto. Além de estimular a empregabilidade e dar protagonismo às mulheres, o projeto reduz barreiras e obstáculos que o público feminino costuma encontrar em sua jornada de desenvolvimento social.  

Inicialmente, o programa tinha foco atender principalmente mulheres refugiadas. Porém, ao longo dos anos, o público foi ampliado e hoje acolhe mulheres brasileiras e estrangeiras em situação de vulnerabilidade que vivem em regiões onde a empresa atua, de modo totalmente gratuito. Atualmente, o curso ocorre por meio do Instituto BRK em parceria com SENAI, SENAC, FoxTime e Fundação Reinventar, com apoio institucional do Pacto Global e da UNHCR. Ao todo, o programa tem duração média de cinco meses e carga horária de 380 horas de formação, divididas entre o desenvolvimento socioemocional, e a capacitação para assistência administrativa e o aprendizado sobre instalações hidrossanitárias. 

“O programa Reinventar oferece oportunidade para inserir a mulher em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho, com foco no setor de saneamento. Além da capacitação técnica, as participantes ainda contam com mais 60 horas de mentoria profissional, um apoio fundamental para que consigam ter sucesso na carreira e na vida pessoal”, afirma Carlos Almiro, diretor de Relações Institucionais, Sustentabilidade e ESG e presidente do Instituto BRK, que busca alinhar sua estratégia de negócios à promoção do desenvolvimento sustentável, tendo como base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.  

Para aumentar as chances de colocação no mercado de trabalho, o curso também proporciona inclusão digital. Por ter a parte teórica realizada a distância, digitalmente, cada aluna recebe um tablet com acesso à internet, garantindo acesso e adesão à formação com qualidade. A participante ainda recebe ajuda financeira mensal de até R$ 400,00, que está atrelada à frequência e desempenho no programa. 

Moradora de Palmas, no Tocantins, Leudivan Gomes de Souza é uma das profissionais que concluiu a capacitação e foi contratada pela BRK. “A formação?foi transformadora e essencial, pois aprimorou minhas habilidades técnicas e comportamentais e abriu portas do mercado de trabalho. Recebi orientações sobre diversos temas, como investir no futuro e não desistir; e o conhecimento adquirido facilitou meu desempenho na função de atendimento que exerço hoje. Abracei a oportunidade e continuo aprendendo e crescendo”, afirma. ?? 

Histórico - A primeira edição do programa Reinventar ocorreu em Recife, em 2020, e formou 25 mulheres - 22 delas venezuelanas que chegaram ao Brasil em busca de uma nova vida. Depois que o curso foi concluído, seis alunas foram contratadas para atuarem em unidades da BRK.  

A segunda edição foi realizada no ano seguinte, em Maceió, e formou 25 participantes: 13 brasileiras, 5 indígenas e 7 venezuelanas. Novamente, quatro profissionais foram contratadas para atuarem na companhia após a finalização do curso.  

Em 2024, a BRK promoveu três turmas com 20 participantes cada, nas cidades de Palmas, Gurupi e Araguaína, no Tocantins. Cinquenta e três profissionais concluíram o programa: 44 brasileiras, 6 venezuelanas e 3 cubanas. Três delas foram contratadas para atuarem na área comercial das unidades da BRK no estado. 

Para 2025, o programa segue em planejamento. O Instituto BRK está aberto a parcerias estratégicas que promovam a inclusão social e a inovação, impulsionando a melhoria da qualidade de vida e o engajamento das comunidades em prol do bem-estar coletivo. Empresas interessadas em mais detalhes sobre o projeto Reinventar ou sobre parcerias com demais iniciativas do Instituto BRK, devem entrar em contato pelo e-mail instituto@brkambiental.com.br

Bruna Ortega (bruna.ortega@maquinacohnwolfe.com)    

Publicidade