Ecomóvel da Loga promoverá conscientização sobre coleta de resíduos no Museu Catavento
Viveiros -
O Ecomóvel, um veículo interativo equipado com recursos multimídia, proporciona abordagem lúdica e educativa, tornando o aprendizado sobre sustentabilidade
A Loga (Logística Ambiental de São Paulo), responsável pela gestão de resíduos sólidos e de saúde na Região Noroeste da capital paulista, realizará uma ação educativa especial no Museu Catavento, equipamento vinculado à Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, localizado no Palácio das Indústrias, Parque Dom Pedro II, no centro da cidade, de 28 a 31 de janeiro. A ação ocorrerá de terça a sexta-feira, das 9h30 às 16h. Com o apoio do Ecomóvel, a iniciativa tem como objetivo sensibilizar os visitantes do museu, principalmente crianças e adolescentes, sobre a importância do descarte correto de resíduos e da separação dos recicláveis, contribuindo para a educação ambiental e o engajamento dos visitantes.
O Ecomóvel, um veículo interativo equipado com recursos multimídia, proporciona abordagem lúdica e educativa, tornando o aprendizado sobre sustentabilidade uma experiência inesquecível para o público infantil. Durante as atividades propiciadas pelo veículo, as crianças participam de dinâmicas como o “Ciclo dos Resíduos”, nas quais assistem a vídeos explicativos sobre a trajetória desses materiais e aprendem boas práticas de descarte. Outras atividades incluem brincadeiras como “Acerte a Boca do Leco”, com nome do assistente virtual da Loga, e dinâmicas de equipe, que promovem colaboração e consciência ambiental.
As atividades previstas para o Museu Catavento integram o Programa de Conscientização da Loga, que está alinhado às diretrizes do contrato de concessão firmado com a Prefeitura de São Paulo. Desde 2017, quando houve a formação da equipe de conscientização da empresa, mais de 600 mil pessoas já receberam informações sobre o descarte correto do resíduo. Por meio da educação ambiental, a população é sensibilizada para que mudanças de hábitos ocorram. Os agentes ambientais, além de desenvolverem ações em escolas e prédios que abrigam órgãos públicos, participam de eventos promovidos pela prefeitura.
A Loga também vai a condomínios, escolas e organizações públicas e privadas para ensinar e promover uma troca de conhecimentos sobre a gestão de resíduos, sustentabilidade, coleta de recicláveis e descarte correto, incluindo a separação dos materiais recicláveis. “Estar nesses espaços, transformando a visão do
munícipe sobre o conceito de lixo garante que a cidade, por meio dos habitantes, tenha atitudes mais aderentes à sustentabilidade”, salienta Solange Schnaak, supervisora de Comunicação e Marketing da empresa.
Outra vertente do trabalho de conscientização é o programa de visitas a instalações da Loga, realizado desde 2012, cujo objetivo é promover uma imersão na logística e tratamento dos resíduos recolhidos no município de São Paulo, além de despertar no participante a importância de praticar o descarte correto para a melhor eficiência na gestão destes materiais. É um projeto aberto para todos, a partir de 12 anos.
Na Unidade Ponte Pequena, às quartas, quintas e sextas-feiras, às 9 ou às 13 horas, o visitante tem a oportunidade de conhecer uma estação de transferência de resíduo comum e uma central de triagem de recicláveis. Na Central de Tratamento de Resíduos de Serviço de Saúde, às quintas-feiras, às 9 ou às 14 horas, os participantes assistem ao tratamento específico dos resíduos gerados nesses estabelecimentos. Desde sua criação, em 2012, a iniciativa já recebeu mais de 6.400 visitantes.
“Nosso programa Ecoeducação, que contempla palestras ministradas nas escolas, possibilita levar um tema relevante para crianças e adolescente, contribuindo para que no futuro tenhamos cidadãos conscientes sobre a responsabilidade que suas ações promovem no planeta”, enfatiza a supervisora da Loga, concluindo: "O programa também conta com o Ecomóvel, um veículo totalmente adaptado, equipado com tecnologia multimídia, que permite a interação de nossos agentes ambientais com o público infantil e adultos, ensinando de maneira lúdica a importância do descarte correto e da coleta de recicláveis."
As ações promovidas pela Loga, como o Ecomóvel, as visitas às instalações e muitas outras, fazem parte do compromisso da empresa em cumprir as obrigações previstas no contrato de concessão com a Prefeitura de São Paulo, que determina medidas para promover a educação ambiental e fomentar a sustentabilidade no município.
Pietro Pereira Fernandes (pietro.fernandes@viveiros.com.br)