Parque Ecológico do Riacho Fundo está passando por obras de drenagem pluvial executadas pela Novacap
Agência Brasília -
A medida, aguardada pela comunidade, é essencial para a preservação do Cerrado na unidade de conservação
Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto
O Parque Ecológico do Riacho Fundo está passando por obras de drenagem pluvial executadas pela Novacap. Trabalhadores da empresa trabalham para reduzir os impactos das chuvas no parque e na região administrativa.
O presidente do Instituto Brasília Ambiental, Rôney Nemer, ressaltou a importância desse trabalho para a gestão ambiental e o desenvolvimento sustentável: “Essa obra atende tanto às necessidades da unidade de conservação, prevenindo o aumento da erosão dentro da unidade, quanto às da comunidade. Nosso objetivo é cuidar do meio ambiente e das pessoas”.
A obra, que era uma reivindicação de mais de uma década, é considerada fundamental para o bem-estar da comunidade. A drenagem pluvial é um sistema de gerenciamento das águas das chuvas, composto por manilhas instaladas abaixo do solo, direcionando a água para uma galeria de drenagem existente no interior do parque.
Reviva Parques
A vice-governadora Celina Leão comemorou o início da obra. “Recebi pessoalmente a demanda dos frequentadores do parque em uma visita anterior”, disse. “Se é para melhorar a qualidade de vida da comunidade, essa é uma prioridade para nós”.
Recentemente, a unidade de conservação passou por uma reforma por meio do programa Reviva Parques – que utiliza recursos de compensação ambiental -, além de contar com a colaboração de outros órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF), que contribuem com materiais e serviços para as obras e reformas executadas.
A falta de drenagem, entretanto, estava colocando em risco a integridade das obras já realizadas pelo programa, devido às fortes chuvas e enxurradas. De acordo com o presidente da Novacap, Fernando Leite, a drenagem pluvial é um sistema de gestão de águas da chuva que traz vários benefícios, como a prevenção de inundações e alagamentos. “Esse tipo de obra é fundamental para garantir a integridade do local. Dessa forma, mantendo sempre um ambiente seguro e livre das intempéries naturais”, ressaltou o gestor.
*Com informações do Brasília Ambiental