Setor de limpeza profissional conscientiza sobre o impacto social e ambiental das empresas

Ao utilizar técnica de limpeza sustentável empresa aposta em soluções que preservam o meio ambiente com uso de fórmulas biodegradáveis


O compromisso das empresas brasileiras com a sustentabilidade está crescendo, uma prova disso é a Pesquisa Panorama ESG 2024 que revela que 71% das organizações já adotaram práticas de ESG, demonstrando um aumento de 24% em relação ao ano anterior. Essa evolução acelerada reflete a crescente conscientização sobre o impacto social e ambiental das empresas e a necessidade de construir um futuro mais sustentável. O setor de limpeza profissional não ficou para trás. A rede de franquias de limpeza Jan-Pro vem apostando em soluções eco-friendly como diferencial competitivo, atraindo consumidores que priorizam a preservação do meio ambiente, além de ser grande empregadora de pessoas de baixa renda e minorias.

“Utilizamos produtos de limpeza de fontes renováveis e seus resíduos não agridem o meio ambiente. Os nossos produtos são capazes de desinfetar os ambientes sem utilizar água, podendo economizar até 95% do consumo de água de um condomínio caso a limpeza fosse tradicional", diz Adilson Barroso, Presidente da Jan-Pro.

Outras diferenças citadas pelo especialista entre uma limpeza manual com panos, rodos e baldes e uma limpeza mecânica, feita por uma empresa profissional que se preocupa com o planeta, é que a limpeza mecânica aplica um produto químico por meio de um “simples botão”. Além de ser econômica, pois evita o contato do desinfetante com a água suja, que pode tornar a ação antibacteriana ineficaz. “Na nossa rede de franquia a redução e o desperdício de materiais com esse método é significativa: 94% menos de uso de produtos químicos; 26% menos no consumo de refis e panos de chão; 62,5% menor o custo com lavagem de panos e refis e uma economia de 64% no custo total do processo”, garante Barroso.

Barroso comenta que o compromisso da empresa é oferecer soluções de limpeza que não apenas atendam as expectativas dos clientes, mas também contribuam para um futuro mais sustentável. “Usamos produtos de limpeza biodegradáveis e em alguns casos, produtos enzimáticos, que tem ação antimicrobial residual, que eliminam substâncias químicas prejudiciais ao meio ambiente e aos usuários daquele ambiente”, afirma.

A Jan-Pro também investe em equipamentos modernos, como lavadoras de alta eficiência, que garantem economia de água e energia durante os processos de higienização. Adilson Barroso explica que a sustentabilidade no setor de limpeza já deixou de ser apenas um diferencial para se tornar uma necessidade. “Empresas que investem nesse modelo de negócio estão conquistando mercados e fortalecendo suas marcas, enquanto contribuem para um futuro mais verde e responsável”, complementa.

Um dos conceitos de limpeza sustentável da Jan-Pro leva em consideração a mensuração do impacto ambiental nos seguintes aspectos: descarte de embalagem, gastos com água, energia, biodegradabilidade, saúde dos trabalhadores e usuários. A franquia também utiliza um conceito universal dos 3Es:

1. ECOLOGIA - não há desperdício de produto de químico porque ele é medido na dosagem exata de acordo com a nível de sujidade;

2. ERGONOMIA - O sistema foi desenvolvido para eliminar curvaturas e outros esforços físicos durante seu manuseio;

3 ECONOMIA - além de economia do produto químico o sistema evita o uso do balde espremedor, tornando o tempo de limpeza muito mais rápido.

Camila Alvarenga (camila.alvarenga@brotocomunicacao.com.br)    

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