Evonik assina termo de compromisso com a empresa holandesa VoltH2 para avançar na produção de hidrogênio verde
Via Pública Comunicação -
· VoltH2 construirá um eletrolisador de 50 MW para fornecer hidrogênio verde diretamente à Evonik
A Evonik assinou um termo de compromisso com a empresa holandesa VoltH2 para avançar na produção de hidrogênio verde no parque químico de Delfzijl. De acordo com o contrato, a VoltH2 construirá um eletrolisador de 50 MW próximo à planta de peróxido de hidrogênio (H2O2) da Evonik.
A Evonik passará a obter uma parte significativa de sua demanda de hidrogênio desse eletrolisador, que deverá iniciar suas operações no final de 2027. A instalação será a primeira planta de eletrólise de água para hidrogênio verde em escala industrial no norte dos Países Baixos.
Durante o período de transição, a Evonik continuará suprindo suas necessidades de hidrogênio por meio de sua produção convencional interna. Essa solução garantirá um fornecimento contínuo até que a capacidade de hidrogênio verde cresça o suficiente para atender à demanda integralmente. Além disso, a VoltH2 construirá uma estação de abastecimento de trailers de hidrogênio dentro das instalações da Evonik, permitindo a distribuição ininterrupta para outros clientes da VoltH2.
A parceria visa não apenas impulsionar a própria agenda de sustentabilidade da Evonik, mas também formar, junto com a VoltH2, o núcleo de uma rede mais ampla de hidrogênio neste importante polo industrial.
Peter Metten, Diretor Geral da Evonik Peroxide Netherlands, explica: “Nosso objetivo é migrar toda a nossa produção para fontes renováveis. A introdução do hidrogênio verde na planta de Delfzijl representa um passo fundamental nessa direção. A produção de H2O2 requer três recursos essenciais: eletricidade, vapor e hidrogênio. Encontrar soluções sustentáveis para os dois primeiros é relativamente simples. O desafio maior está na obtenção de hidrogênio verde. Felizmente, encontramos na VoltH2 um parceiro com os recursos locais, o conhecimento técnico e a visão para colaborar de forma otimizada na construção de uma indústria mais limpa e sustentável”.
André Jurres, Fundador e Diretor Geral da VoltH2, destaca a posição estratégica de Delfzijl na emergente economia do hidrogênio verde:
“Graças a essa abordagem integrada, grandes indústrias como a Evonik estão demonstrando como otimizar o uso de eletricidade sustentável e seus aliados naturais, como a produção de hidrogênio verde. O compromisso de longo prazo entre Evonik e VoltH2 comprova a viabilidade de alcançar reduções significativas nas emissões de carbono em grande escala nos próximos anos”.
“Este é um exemplo de como a colaboração é essencial para a transformação sustentável”, acrescenta Christoph Batz-Sohn, Diretor de Transformação Sustentável da unidade de negócios Active Oxygens da Evonik. “Um futuro mais sustentável exigirá a experiência combinada e o compromisso de diversos setores e indústrias. Nossa expectativa é que essa iniciativa conjunta com a VoltH2 sirva como modelo para futuras parcerias em outros locais de produção ao redor do mundo”.
A linha de negócios Active Oxygens já implementou diversas medidas para reduzir sua pegada de emissões. Até o final de 2024, por exemplo, 90% da eletricidade utilizada em sua produção virá de fontes renováveis. Além disso, estão sendo exploradas opções para a construção de uma bomba de calor de grande porte em Delfzijl para geração de vapor. A linha de negócios também está conduzindo projetos para viabilizar o uso de hidrogênio verde em diversas de suas instalações.
Saiba mais sobre a estratégia de sustentabilidade da Evonik Active Oxygens: evonik.click/way2go2
Saiba mais sobre como a VoltH2 busca expandir o uso de hidrogênio verde: https://de.volth2.com/over-volth2
Via Pública Comunicação - www.viapublicacomunicacao.com.br
Sheila Diez: (11) 3473.0255 - sheila@viapublicacomunicacao.com.br
Taís Augusto: (11) 3562.5555 - tais@viapublicacomunicacao.com.br